Midia kit: o que é e qual a sua importância
Se você acompanha a Publike no Instagram sabe que lá está rolando a SEMANA DA INFLUÊNCIA. Lá eu estou falando da importância deste formato de divulgação tanto para empresas como para criadores de conteúdo. E dando continuidade no assunto, hoje vamos falar sobre Midia Kit.
Aqui no blog já fiz um post bem completo sobre o que é o Marketing de Influência, dando início aos trabalhos desta semana especial de conteúdo. Serão 14 dias diretos de dicas e conteúdos lá no Instagram (sugiro seguir lá!).
O Marketing de Influência hoje é um grande aliado na divulgação de sua marca mas sabemos que tudo depende do influenciador/criador de conteúdo que você contratar.
Há influenciadores que são extremamente profissionais porém há outros que estão apenas atrás de recebidos, não importa qual seja a empresa ou produto. Não sabe o que é um caçador de recebidos? Eu fiz um Reels falando a diferença entre um influenciador de verdade e um caçador de recebidos lá no Instagram, veja aqui.
Mas hoje nosso assunto é o Midia Kit e não pense que este post é apenas para influenciadores. Você empresa também precisa saber o que é um Midia Kit e qual a importância dele na hora de fechar uma parceria com um criador de conteúdo.
O QUE É O MIDIA KIT
Midia kit é basicamente o portfólio do influenciador / criador de conteúdo / blogueiro, etc. Ele é um documento que traz informações de quem ele é, contato, que público atinge, região, qual seu segmento e principalmente: NÚMEROS!
No Midia Kit ele coloca quais seus números de alcance, engajamento, quantos seguidores tem nas redes sociais, qual a porcentagem de público de cada sexo, etc. Este material é personalizado de acordo com cada um, mas as informações básicas geralmente são sempre as mesmas.
COMO FAZER UM MIDIA KIT
Se você não possui conhecimento de programas de edição, não tem problema. Você pode montar seu Midia Kit no Word, no Power Point, no Canva, etc.. E, após preencher todas as informações, salvar em PDF. Além disto, é importante se preocupar com o layout dele. Ele precisa ser bonito, de acordo com as cores de sua marca (se você possui uma) e também que a comunicação dele seja breve, evitando textos muito longos.
Coloque nele todas as informações que você julgue ser relevante na hora de fechar uma parceria com uma empresa.
EMPRESA: COMO ANALISAR O MATERIAL?
Toda vez que você procurar um influenciador para uma parceria, solicite o Midia Kit. E, caso o influenciador te procure, também peça que ele envie. Neste momento você já perceberá se ele leva este trabalho de criador de conteúdo à sério, pois muitos influenciadores nem sabem o que é o tal do Midia Kit, mesmo ele sendo tão importante.
Analise primeiramente a parte estética, a forma que ele se comunica, sua linguagem e depois dê atenção aos números e resultados. Veja se ele já fez parceria com outras empresas e também como foi este trabalho. É muito importante analisar bem a forma como ele se comunica, como ele se expressa, como ele responde os seguidores, como faz as fotos e vídeos, etc. Por isto, além de analisar seu Midia Kit, acesse suas páginas, pesquise tudo.
É importante fazer este trabalho de análise para saber se ele fala com o mesmo público que você quer atingir e também se a forma que ele se comunica combina com a linguagem da empresa.
LEMBRE-SE: o influenciador tem sua essência, sem jeito, sua comunicação, ele irá divulgar sua marca nestes termos. Não peça que ele mude seu tom de voz ou maneira de se expressar. Na dúvida, procure outro influenciador.
A grande diferença de contratar um influenciador e um ator para divulgar sua marca é justamente esta: o influenciador aproxima e humaniza sua marca de quem o segue, porque ele fala a ‘língua’ destas pessoas e tem a maneira de se comunica que seus seguidores já conhecem. Já o ator será contratado e seguirá o texto e roteiro de um comercial, totalmente diferente.
Agora, partiu montar seu Midia Kit?! E se você não sabe como fazer, eu disponibilizei um modelo GRATUITO para você utilizar, basta clicar aqui.