Como reforçar seu marketing digital na pandemia?

Como reforçar seu marketing digital na pandemia?

O Covid-19 está longe de acabar mas as empresas já perceberam como a presença online tem ajudado neste momento, principalmente se você nunca fez nada de divulgação na internet. Agora mais do que nunca sua divulgação não pode parar e por isto vou dividir com você algumas dicas para reforçar seu marketing digital na pandemia.

Existem empresas que nunca pensaram como está sua presença digital e também como ela é importante. Com a chegada do Covid-19 as pessoas se viram obrigadas a recorrer a internet para comprar, pesquisar, estudar e divulgar sua empresa. Algo que já há anos especialistas vem reforçando: o AGORA é online.

E com a quarentena foi possível perceber como pequenas mudanças no dia a dia podem ser menos afetadas se estamos online. Uma reunião, por exemplo, pode ser feita à distância por vídeo. A aula pode ser assistida de qualquer lugar, o jantar pode chegar com apenas alguns cliques e vários tipos de serviços que antes precisávamos sair de casa para fazer agora estão sendo feitos virtualmente.

As pessoas e empresas precisaram se reinventar para não sofrer tanto com a crise. E como o meio online está tão em alta (e seu concorrente já deve estar aproveitando isto!) eu trouxe algumas dicas bem práticas para você melhorar sua presença online e não ficar para trás:

DICAS PARA REFORÇAR SEU MARKETING DIGITAL NA PANDEMIA

 
BLOG

Se você ainda não tem, talvez chegou a hora de criar um blog e produzir conteúdo de qualidade e que te ajude a rankear no Google. Pessoas estão mais tempo online assistindo vídeos, lendo, aprendendo tutoriais e seu blog pode ser uma fonte de consulta para isto!

Se suas vendas e serviço diminuíram, aproveite para tornar este “tempo vago” útil e produza conteúdo. Eu já falei aqui no blog vários benefícios para uma empresa ter um blog, se quiser ler mais, veja os posts abaixo:

 
YOU TUBE

Além do conteúdo escrito, o vídeo também é muito consumido, que tal criar um canal no You Tube? Então você pensa: como vou ter tempo de criar tanto conteúdo para tantos canais diferentes? Simples. Você pode utilizar o mesmo conteúdo em diversos canais! Exemplo:

– Um texto super completo do blog pode ser gravado e transformado em vídeo

– Um vídeo do You Tube pode ser resumido em tópicos e compartilhado no Instagram

– O mesmo post do Instagram você pode fazer uma arte mais chamativa e compartilhar no Pinterest

– E o próprio conteúdo do Instagram você pode alimentar sua conta do Google Meu Negócio.

GOOGLE MEU NEGÓCIO

Se você ainda não possui cadastro de sua empresa no Google, aproveite, é grátis! Cadastre, preencha suas informações e sempre responda as avaliações. O cadastro no Google Meu Negócio aumenta suas chances de ser encontrado quando alguém busca sobre seu segmento no Google.

O bom é que você pode acessar os relatórios e ver quais as palavras-chave que as pessoas usam para encontrar você. Com estas palavras-chave você pode criar mais conteúdos para seu blog e cada vez mais aumentar sua visibilidade no Google.

Viu só como é importante uma boa produção de conteúdo? Lembrando que estas dicas são todas orgânicas (não pagas) e que levam algum tempo para aparecerem os resultados. Você pode também criar anúncios pagos no Google e redes sociais.

 
BENEFÍCIOS

Pense quais benefícios sua empresa pode dar para o cliente neste momento. Flexibilizar o frete? Aumentar prazo de pagamento? Cupom de desconto? Pense o que você pode fazer para continuar tendo vendas mas, ao mesmo tempo, demonstrando que se preocupa com a situação do cliente.

Lembre-se: o cliente precisa se sentir especial por continuar sendo seu cliente neste momento tão difícil. Crie algum pacote ou combo “vip” para quem está com você nesta pandemia. Após tudo isto passar, certamente seus clientes lembrarão a forma como você os tratou e isto os tornará mais fiéis ainda.

 
DELIVERY

Além de restaurantes, se você vende produto físico pode oferecer serviço de entrega, principalmente se for uma marca local. Envie por motorista de aplicativo, motoboy ou dependendo você mesmo pode entregar, com todas medidas de segurança, claro.

O importante é facilitar a entrega do produto para o cliente já que ele pensará 2x antes de sair de casa. Neste momento é legal pensar o que você pode fazer para o cliente não desistir de comprar de você, facilite tudo que for possível.

 
LOJA VIRTUAL

Novamente falando em produto físico, se você não tem uma loja virtual, crie agora a sua! Dentro do próprio Instagram é possível criar a loja ou então divulgue seus itens no Mercado Livre.

Se você possui um pouco mais de conhecimento, pode criar uma loja virtual de verdade. O site Iluria é um site pronto para criar lojas virtuais e possui uma mensalidade bem baixa, além de templates prontos, basta adicionar os itens.

 
REDE SOCIAL

Não tem como falar de marketing digital na pandemia e não falar de rede social. Certamente elas são as mais acessadas neste momento! E como está seu perfil? Não me diga que está desatualizado! Para quem não tem muito conhecimento em Instagram mas quer começar agora a dar uma cara profissional para ele eu lancei um EBOOK com 11 dicas para profissionalizar seu Instagram por apenas R$9,90, você pode comprá-lo aqui.


Mas, aqui no blog também há vários conteúdos para você ler mais sobre rede social, olha só:

Agora que você já conferiu algumas dicas práticas para ajudar no seu marketing digital na pandemia, bora colocar em prática!


Leia também: Estratégia na criação de conteúdo: o que é e como colocar em prática 6 erros que você está cometendo no reels do Instagram


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