Marketing de conteúdo: 6 dicas infalíveis

Marketing de conteúdo: 6 dicas infalíveis

O Marketing de Conteúdo veio para ficar. Hoje não basta vender, você precisa educar seu consumidor e o seu conteúdo é que irá fazer isto.

Por isto hoje quero dar 6 dicas infalíveis de marketing de conteúdo para você entender de vez a importância dele para sua empresa afinal: você precisa VENDER BENEFÍCIOS e não vender produtos.

6 DICAS INFALÍVEIS DE MARKETING DE CONTEÚDO

Lembrando que as dicas de marketing de conteúdo são úteis tanto para redes sociais como também para sites e blogs e eu nem preciso te lembrar a importância de ter um blog, né? Confere neste post aqui.

1. Tenha uma voz com a qual seus consumidores se identificam

Primeiramente, fale a mesma voz que seu consumidor! Não adianta você usar uma linguagem diferente de seu público alvo, você precisa falar com seus clientes, use a linguagem deles!

Seja na rede social ou blog, seu público é mais formal? Evite gírias. Seu público é mais descolado ou jovial? Abuse de emojis e memes. Enfim, saiba como se comunicar com seu público alvo, por isto você deve conhecê-lo bem.

Além de saber qual linguagem usar, você precisa saber onde estar para se comunicar com seu cliente e nós já falamos aqui no blog sobre qual a rede social ideal para sua empresa.

2. Use notícias para informar e agregue novidades

Os consumidores seguem sua empresa não apenas para saber dos seus produtos e serviços mas também para se informar sobre seu segmento, ficar por dentro das novidades e sua empresa precisa estar atualizada sempre.

Lembre-se: REDE SOCIAL NÃO É OUTDOOR por isto, antes de pensar em trazer sua empresa pra rede social pensando apenas em fazer propaganda e encher a timeline dos seguidores de comercial, PENSE BEM.

A rede é SOCIAL, ou seja: você precisa INTERAGIR, responder dúvidas, gerar conteúdo que agregue valor ao cliente e mostrar o lado humano de sua empresa porque PESSOAS gostam de negociar e falar com PESSOAS.

E o mesmo serve para o blog de sua empresa. Aproveite o blog para compartilhar assuntos mais completos tais como tutoriais, dicas relacionadas ao seu segmento, inspirações, etc. Exemplo: a Publike é responsável pela produção de conteúdo do blog do Estúdio Aline Domingos. E lá, produzimos conteúdos que agreguem valor ao seu público alvo: artesãs.

3. Não publique, engaje seu público!

Aquela informação de que você deve postar qualquer coisa para apenas deixar seu perfil atualizado já era! Você precisa ENGAJAR seu público, envolvê-lo na publicação para torná-la mais relevante.

E isto vale tanto para rede social como também para blog, ok?! Não adianta apenas postar e não interagir ou pior: postar e não ter público para ler!

Publique assuntos de interesse de seu público, informações importantes, faça perguntas, estimule eles a interagir com você. Finalize seus posts com o chamado CTA (Call To Action) ou seja: chamada para ação! O leitor precisa de uma “ordem” para executar algo, caso contrário, ele não irá interagir.

Diga para seu leitor o que você quer que ele faça: comente, siga, acesse, assista. Finalize sempre com uma chamada para ação como, por exemplo: “conhece alguém que irá gostar deste assunto? Marque ele aqui nos comentários” ou “acesse agora o blog para ler o conteúdo completo”.

4. Qualidade é tão importante quanto quantidade

No item #3 falamos que não adianta postar algo apenas por postar, mas você também não pode deixar sua rede social ou seu blog às moscas!

Faça um planejamento de suas postagens, veja o que mais seus seguidores gostam em sua rede social e publique mais este tipo de post! Isto é uma regra básica de marketing de conteúdo.

Diminua a quantidade de postagens e se preocupe em postar algo de qualidade e quando dizemos isto nos referimos ao texto escolhido, a imagem, as # utilizadas, o horário… tudo influencia para um post fazer sucesso!

5. Recicle seus melhores conteúdos

Um conteúdo fez sucesso? Recicle ele! Reformule o texto, escolha outra imagem, transforme em vídeo, etc. Um mesmo conteúdo pode ser aproveitado de diversas formas e em diversos canais!

Fez um post completo no blog sobre determinado assunto e ele bombou? Divida este assunto em vários posts na rede social ou transforme em um vídeo para o You Tube.

Assim você otimiza seu tempo e produz apenas conteúdo de qualidade e que é de interesse do público.

Como, por exemplo: o conteúdo deste post sobre marketing de conteúdo está dividido em vários posts no Facebook e Instagram da Publike. Afinal, o público que acessa nosso blog necessariamente não é o mesmo que nos segue nas redes sociais.

6. Use conteúdo para converter fãs em clientes

Já falamos aqui no blog sobre ser Autoridade na Internet e como ela te ajuda a conquistar clientes e compartilhar conteúdo de qualidade é uma das maneiras de se tornar autoridade em seu assunto e ser relevante para seu consumidor.

Conquistando fãs e, quem sabe, embaixadores da sua marca, o caminho para transformá-lo em cliente é muito mais certeiro. Afinal, você já tem a atenção dele, já conquistou sua confiança, já mostrou a ele que você sabe de suas dores e necessidades, agora só basta guiá-lo para fechar a compra.

Mas, para comprar, eles precisam confiar, por isto é importante gerar conteúdo e educá-lo. Todo seu conhecimento sobre o assunto tratado, a transparência que você passar para seus leitores e também a interação que houver nas suas páginas vai aumentar E MUITO as chances de seu fã se tornar cliente e ainda divulgar sua marca espontaneamente para os amigos.

Viu só como é importante se preocupar com o conteúdo que você entrega para seu leitor / consumidor? E se você se interessou pelo nosso serviço de produção de conteúdo entre em contato com a gente, vamos conversar!


Leia também: Estratégia na criação de conteúdo: o que é e como colocar em prática 6 erros que você está cometendo no reels do Instagram


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