Instagram para empresas: 9 dicas MATADORAS para seu perfil
Obviamente você sabe o que é o Instagram. E obviamente você já tem, mesmo sem saber como usá-lo ou pior: sem usar ele nos seus negócios. Não dá mais para negar, ele chegou para ficar e hoje vou dar 9 dicas de como usar o Instagram para empresas.
Algumas pessoas (ou empresas) ainda não notaram a real importância da rede social nos dias de hoje e acabam não valorizando a sua força.
Com isto, muitas empresas estão ficando de fora e perdendo este contato direto com seu consumidor. Afinal, antes de mais nada, eu defendo que a rede social seja primeiramente um local para falar com o consumidor e, em segundo plano, realizar alguma venda.
É como já falamos aqui no blog sobre autoridade na internet: o cliente precisa te conhecer para então confiar e comprar de você. Afinal, você também prefere comprar de alguém que conhece e confia, não é?
INSTAGRAM PARA EMPRESAS: 9 DICAS MATADORAS
Pegue seu caderninho (que old school, né?!) e anote todas estas dicas para começar a colocar em prática já no seu Instagram.
1. Como usar o Instagram para empresas
Assim como o Facebook, o Instagram oferece 2 opções de conta: pessoal e comercial. Antes de mais nada você precisa alterar sua conta para a conta comercial. Assim, você terá acesso a dados, informações de seguidores, que posts bombam mais, etc.
Pesquise sobre informações básicas de uso do Instagram para saber como a rede social trabalha. Ah, antes de mais nada, saiba se seu consumidor está nesta rede social.
Você precisa estar onde seu consumidor está e por isto já falamos aqui no blog sobre como descobrir a rede social ideal para sua empresa estar.
2. A importância dos stories (contar uma história)
Os stories (ou Histórias) são publicações temporárias que duram 24h. Há a possibilidade de salvar alguns stories e deixar eles destacados em seu perfil. É bem legal aproveitar este benefício do Instagram para, por exemplo, separar cada destaque por assunto diferente.
Leia também: FEED OU STORY: o que publicar em cada um?
Além disto, lembre-se que eles se chamam HISTÓRIAS por um motivo: você deve contar histórias. Seus stories devem ter começo, meio e fim, sempre se preocupe em dar a informação completa para seu seguidor.

3. Link nos stories: como colocar?
O Instagram só possui um local para colocar links: a biografia. Por um lado isto é bom pois não corre o risco de prostituir a rede social com muitos links externos. Afinal, eles querem que você fique ali.
Mas, há também a possibilidade de colocar link nos stories. Antigamente só era possível o “arrasta pra cima” em perfis com mais de 10 mil seguidores mas hoje QUALQUER PERFIL pode colocar link nos stories, nasta utilizar o stick LINK. Aproveite este benefício para sempre colocar link para seu whatsapp, site, blog, etc.
4. Tenha uma bio profissional e estruturada
A biografia de seu perfil é seu cartão de visita, é a primeira coisa que seu seguidor vê quando acessa o Instagram de sua empresa.
Por isto, ela possui muita importância, devendo ter uma cara profissional e estruturada. Deve-se pensar quais as informações necessárias para estarem ali e também como dispor elas.
Pense nas principais informações que descrevem sua marca: quem você é, o que você faz e onde você está. Resuma isto em sua bio.
5. Se preocupe com a qualidade das fotos
Instagram é totalmente visual então suas fotos devem chamar a atenção e serem de boa qualidade. E, claro, a legenda também possui muita importância além da imagem, elas devem trabalhar juntas.
Dica: tire mais de uma foto de um mesmo produto/local. Mude o ângulo, teste a luz, faça várias fotos para definir qual será a melhor.
E não esquela dos vídeos também! Cuide na hora de filmar para não tremer demais e evita gravar os vídeos diretamente no Instagram pois a qualidade pode ser reduzida, inclusive nos stories.
6. #Hashtag: sim mas com moderação
As hashtags são essenciais para você ser encontrado pelos seus seguidores mas devem ser usadas com moderação. O Instagram já está penalizando perfis que fazem spam de #, principalmente posts com uma grande quantidade de #.
Adicione pelo menos umas 10 # em seu conteúdo e varie sua utilização em cada post.
7. Identidade de seu negócio
Como a rede social faz parte da comunicação da empresa, ela deve seguir a mesma ideia de identidade. Tente criar um padrão em suas postagens, seja de cores, filtros ou estilo de fotos utilizadas.
Um estilo de foto muito comum e que fica lindo para empresa de produtos é o flat lay, ou seja, fotos tiradas de cima.

8. Planejamento é palavra de ordem
E, claro, ter uma rede social não basta, você precisa PLANEJAR e seguir uma estratégia de conteúdo eficiente no seu perfil. Aqui na Publike eu crio o planejamento mensal dos clientes e depois realizamos a criação semanal dos posts. Isto evita surpresas, imprevistos e também esquecimentos.
Já pensou ter alguma data importante no calendário e você não ter lembrado dela? Por isto, planejar é muito importante, inclusive datas comemorativas e feriados relevantes para sua marca.
9. Além de tudo, ter um blog
Para finalizar, não podemos deixar de falar do blog afinal, como sempre falamos aqui, um completa o outro. O blog também tem um peso muito importante nesta parte de marketing de conteúdo além da rede social.
Mas agora se você quer dar um up nas suas redes sociais, me chame! Mande um whatsapp 48 98826.0696 ou um e-mail publike@publike.com.br