Conteúdo para rede social: como criar conteúdo relevante?
É fato, hoje em dia não existe mais a opção de estar fora das redes sociais. Mas se é para estar nela, vamos fazer direito, não é?! Para criar um bom conteúdo para rede social é necessário muito mais do que uma foto bonita (isto já não é mais tão importante).
As pessoas querem saber o que você sabe e o que você tem a ensinar para elas, ou seja: o que você tem para agregar em suas vidas. Já se foi o tempo em que bastava publicar uma mensagem motivacional dando bom dia apenas para atualizar sua página. Esta mensagem realmente fará diferença na vida do seu potencial cliente? ÓTIMO, continue fazendo isto. Caso contrário, evite.
Abaixo selecionei algumas das melhores dicas para criar um conteúdo para rede social que realmente seja relevante para sua audiência. Se você se preocupa em entregar qualidade, continue lendo este post!
AS MELHORES DICAS DE CONTEÚDO PARA REDE SOCIAL
Conheça sua persona
Pergunta: como agregar valor para a vida das pessoas se você NÃO CONHECE estas pessoas? Persona basicamente é o seu cliente ideal, ela deve ter um nome, idade, profissão, o que gosta de fazer nas horas vagas, etc. Sim, você deve criar uma persona a partir de informações que você possui do seu público alvo.
Podemos falar mais sobre personas em um outro post, mas lembre-se: criar conteúdo sem saber quem quer atingir, é um tiro no escuro. Antes de mais nada defina sua persona, cloque ela no mural e tenha ela em mente sempre que criar um conteúdo.
Humanize sua marca
Pessoas querem falar com pessoas. A rede social é da sua empresa mas quem responde comentários e interage com o público é uma pessoa de carne e osso, deixe o público saber disto!
Se coloque no lugar de seu cliente: quando você conversa com uma marca, você gosta daquela resposta automática/padronizada? Ou prefere uma resposta mais real, que realmente demonstre interesse no que você fala?
Sempre que você planejar seu conteúdo, se coloque no lugar de seu seguidor, pense como ele vai reagir e receber o conteúdo que você entrega. Além disto, mostre mais de sua empresa e de você! Mostre os bastidores, visitas de clientes, produtos novos que chegaram, cursos que você fez, etc. Acredite, o pessoal AMA saber o que está acontecendo “por trás das câmeras”.
Mostre o dia a dia de sua empresa e principalmente mostre quem você é. Isto traz confiança e credibilidade para seu negócio já que o cliente vê que há alguém de verdade por trás das postagens. Tem mais dicas sobre isto no post Instagram para empresas.
Recicle seus melhores conteúdos
Os posts na rede social tem vida útil, já falei sobre isto aqui. Com isto, aquele post super bacana que você fez depois de um tempo se perde no feed das pessoas. DICA: utilize este mesmo conteúdo em outros formatos! Recicle ele e transforme em vídeo pro You Tube, post pro seu blog ou podcast. A ideia não é apenas copiar e colocar o conteúdo mas sim personalizá-lo para cada formato.
Além disto, você sabia que rede social não rankeia no Google? Quando alguém busca assunto relacionado ao seu segmento, seu site, blog ou canal do You Tube poderão aparecer na busca do Google mas o Instagram e Facebook NÃO.
Por isto sempre bato na tecla da importância do blog corporativo e também de se tornar uma autoridade na internet. Sem contar que você já deve estar cansado de saber que a rede social é terreno alugado e pode de uma hora pra outra acabar, já pensou se você decide investir todo seu marketing apenas nela?
Por isto sempre destaco que ela é essencial sim, mas não deve ser a sua única opção de divulgação. Quer ver mais conteúdos sobre blog e marketing de conteúdo? Veja estes aqui:
- Marketing de conteúdo: 6 dicas infalíveis
- 6 tipos de posts para seu blog corporativo
- Case de cliente: o poder do blog de Claudia Kerber
Escolha onde estar
Quem não é visto não é lembrado, certo?! Ok, mas você já pensou que não adianta falar para quem não quer ouvir? Por exemplo, se seu público não utiliza o Twitter, por que continuar postando lá? Diminua as suas redes para as que são realmente essenciais e principalmente saiba qual a rede social ideal para sua empresa.
Qualidade e não quantidade
Não existe mais regra em relação a quantidade de posts semanais que você precisa publicar. O que existe é: Qualidade é mais importante que quantidade, se preocupe em publicar menos porém com conteúdo relevante e que vá agregar valor ao seu cliente.
Podemos perceber que hoje os stories estão tendo melhor resultado se comparado com posts no feed. Faça testes, publique mais nos stories e menos no feed, veja como seu público reage.
Sabe por que eles fazem tanto sucesso? Porque são HISTÓRIAS e o pessoal quer saber de histórias. Conte histórias, crie vários stories contando uma história, conversando, compartilhando informação importante, interagindo, fazendo enquetes, descobrindo mais sobre seus seguidores.
Esqueça as curtidas
Ah meu Deus, que item polêmico! Como assim esquecer as curtidas? As curtidas são métricas de vaidade, ou seja: só servem pra dar aquele carinho no seu ego. Elas não geram vendas. Não faça um post pensando em quantas curtidas ele terá, se você realmente criar um conteúdo bacana, que irá fazer diferença na vida de seus seguidores, o número de curtidas não interessa! O que interessa é se este conteúdo atingiu o público que você queria, se engajou o pessoal ou se levou seu cliente pro seu site.
As redes sociais estão cada vez mais sociais, você precisa ver ela desta forma. E sabemos que os algoritmos do Instagram mudam o tempo todo pois ele justamente não quer que o feed se torne um guia de anúncios.
Saiba seus objetivos e planeje
E a última dica de hoje sobre conteúdo para rede social é planejar seu conteúdo e definir seus objetivos de estar na rede. Você quer um reconhecimento de marca? Levar seus clientes para o site? Gerar engajamento? Criar afinidade? Se tornar uma autoridade no seu segmento? Defina seus objetivos e foque neles.
Além disto, faça seu planejamento de conteúdo, fique atento a datas comemorativas, informações importantes que sejam de interesse de seu cliente e crie seu cronograma de postagens. Seu conteúdo precisa estar sempre alinhado com sua identidade e também ter coerência entre eles.
No próximo post irei falar mais sobre objetivos na rede social.
Todo mês no Instagram da publike eu compartilho uma imagem com as datas comemorativas do mês seguinte, fique de olho! Além disto, eu já publiquei aqui no blog 4 ações de marketing para investir hoje mesmo.
E se você quiser aprender ainda mais, tem estes posts super bacanas:
- Como aumentar as vendas com Marketing Digital?
- Por que investir em rede social?
- 5 truques para turbinar seu Instagram
Espero que vocês tenham gostado das dicas de conteúdo para rede social e apenas para reforçar: pense bem antes de criar seu conteúdo, crie menos mas crie melhor! Crie aquele conteúdo que a pessoa lembre de você, que por vontade própria ela queira entrar no seu perfil para ver suas publicações.