5 ideias de conteúdo para instagram

5 ideias de conteúdo para instagram

Conteúdo é o que não falta nas redes sociais mas criatividade às vezes sim! Com tanto post sendo compartilhado fica difícil conseguir se destacar e criar um conteúdo relevante e que interesse os seguidores. Para aqueles momentos de falta de criatividade, eu trouxe 5 ideias de conteúdo para Instagram que você pode colocar em prática.

MAS, POR ONDE COMEÇAR?

Antes de tudo, você precisa ter um planejamento do que pretende postar, não vá apenas criando os posts e colocando no ar sem um cronograma. Estas ideias de conteúdo para Instagram que eu trouxe são para agregar ao que você já tem. E muito importante: você precisa adaptar o conteúdo ao SEU, ou seja: usar sua identidade, seu posicionamento de marca e encaixar ele no seu planejamento.

Além disto, cada empresa tem uma necessidade ou objetivo na rede social, não é porque seu concorrente postou um meme que você deve fazer o mesmo. Você deve sempre estar alinhado ao seu objetivo, seu motivo de estar na rede social e também a sua forma de comunicação.

No post passado eu falei aqui no blog sobre engajamento no instagram e tem muita dica legal lá para que seu conteúdo realmente seja útil e de valor para seus seguidores. Afinal ter apenas um conteúdo de qualidade não adianta, ele precisa gerar algum resultado.

E, claro, cada caso é um caso, por mais que digam que o ideal é não publicar apenas foto de produto, talvez no seu nicho isto funcione super bem. Mas, para saber isto, você precisa conhecer seu público alvo e ver o que performa melhor analisando as métricas.

5 IDEIAS DE CONTEÚDO PARA INSTAGRAM

1. Tutoriais

Não existe mais manual físico, hoje em dia todo mundo que tem uma dúvida sobre algo busca a resposta na internet. Criar conteúdo com tutoriais estimula o compartilhamento e salvamento dos posts e isto aumenta E MUITO seu engajamento no Instagram e automaticamente seu alcance.

Você pode criar “passo a passo” de algo utilizando recurso de vídeo ou até mesmo carrossel, aqueles posts com mais de uma foto. O post carrossel é muito bom pois permite compartilhar um conteúdo um pouco mais completo.

O serviço ou produto que você oferece é muito complexo? Crie um tutorial de como usar! Para se inspirar, pesquise no Google “como fazer….” e complete com algo do seu segmento, veja exemplos mas não vale copiar, ok?! Crie o seu próprio!

Um exemplo de tutorial é o post que fiz sobre como salvar posts do instagram:

Ver essa foto no Instagram

Como e por que salvar posts do instagram??⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Você já deve ter notado aquela bandeirinha embaixo de cada foto no feed, né?! Ela serve para salvar aquele post! Basta clicar nela e pronto, você terá ele guardado para quando quiser consultar, dentro do seu próprio perfil há uma pasta com arquivos salvos e lá estarão todos que você salvou.⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A opção salvar é muito boa pois te permite salvar fotos e posts que te interessam, para você poder consultar mais tarde. É uma ótima opção para salvar dicas, tutoriais, informações relevantes, inspirações, etc.⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Use mais vezes para não perder nenhum conteúdo que te interessa! E aí, você já sabia desta opção? Além disto, para as empresas é muito importante analisar a quantidade de salvamentos de cada post para ver o que os seus seguidores realmente gostam.?⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ?Comenta aqui embaixo se você tem o costume de salvar posts ou marque aqui alguém que precisa saber disto!?

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2. Temas atuais

Notícias e informações atuais também despertam o interesse das pessoas e é um ótimo conteúdo para Intagram. Além disto, este tipo de post gera debate como quando postei sobre o fim das curtidas no Instagram. O pessoal adora dar sua opinião sobre os assuntos:

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ACABOU! A partir de hoje o Instagram está testando uma atualização onde esconde os likes das publicações. O dono do perfil continuará vendo os likes, mas os outros não.⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ O Instagram acredita que com esta medida as postagens tenha maior relevância, onde principalmente as empresas se preocupem em publicar conteúdos interessantes e que agreguem valor, não apenas publicar para ganhar curtidas.⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ E você, o que acha? Gostou desta nova atualização? Comenta aqui ?⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ #publikecom #likesnoinstagram #fimdoslikes #fimdascurtidas #florianopolis #mktdigital #instagram #atualizacaoinstagram

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Mas, cuide para não publicar assuntos muito polêmicos que podem dividir opiniões e afastar algum grupo de seguidores. Cuide ao máximo a forma como lida com as notícias publicas e também seu posicionamento.

Além disto, caso você publique uma notícia que tenha repercussão negativa, eu dei algumas dicas de como lidar com haters neste momento.

3. Post educativo

Diferente dos 2 itens anteriores, este post educativo serve para trazer alguma informação relevante, educando seu seguidor. Um exemplo é o post que fiz no instagram sobre o cliente não entrar na rede social para comprar:

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Você sabia disto? Então vem que te explico!?⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ Imagine VOCÊ (sim, você), pegando seu celular, abrindo a rede social e pensando “nossa, deixa eu ver o que as empresas tem para vender, estou querendo gastar meu dinheiro e vou comprar o que aparecer na minha timeline??.⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ OK, AGORA VOLTE PARA A REALIDADE. ?? Ninguém entra na rede social querendo comprar. Pense o porquê de você entrar na rede social.? Sim, para ver o que seus amigos estão fazendo, para ver o gatinho fofo da sua tia, para ver fotinhos de seu sobrinho engatinhando… O que as pessoas menos querem é ver posts de empresas querendo vender.?⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ Mas então, por que sua empresa deve estar na rede social se não é pra vender? Simples: para criar conexão com seu cliente, mostrar quem você é, mostrar seu valor (não preço), conhcer mais profundamente seu público para saber o que ele precisa, compartilhar seu conhecimento com o cliente para ele entender melhor de seu segmento, etc… Vai dizer: isto tudo sim leva à venda, pois quando o consumidor está na rede social, ele ainda não está pronto para comprar de você. Mas, criando conteúdo, você estará plantando uma sementinha que, no futuro, irá se tornar uma venda ?⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ Percebeu a importância de compartilhar conteúdo realmente interessante e não apenas spam de produtos? A dica para rede social é a regra dos 80/20: 80% de conteúdo interessante e 20% de venda.⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ Salve este post para sempre lembrar disto ?⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ #agenciadepublicidade #marketingdigital #midiasocial #mktdigital #palhoca #producaodeconteudo #publikecom #santacatarina #socialmedia #florianopolis #santacatarina #redesocial #comunicacaodigital⁠ ⁠

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Se seu segmento é beleza crie conteúdos voltados para este setor, explicando a diferença entre tipos de pincéis de maquiagem ou algum assunto que agregue valor ao seu produto / serviço mas que, ao mesmo tempo, eduque o seguidor.

4. Histórias reais

Eu sempre vou bater na mesma tecla e falar: CONTE HISTÓRIAS. AS pessoas se interessam por histórias: a sua, a do seu cliente, do seu produto, etc. Compartilhe depoimentos de clientes mostrando como seu produto / serviço mudou a vida dele.

Conte porque você faz o que faz, porque trabalha com este segmento, da onde vem sua paixão… Isto aproxima o seguidor de você além de trazer VALOR ao que você oferece. Um exemplo bem legal é o post que fiz mostrando um pouco das empresas que atendo e que são mais clientes, são verdadeiros parceiros da Publike:

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Uma colagem bem simples mas importante de alguns momentos com clientes que eu quis registrar ? A Publike tem 1 ano e meio de vida e mesmo que pareça pouco, tanta coisa já aconteceu e tanta gente legal eu já conheci.⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ Algumas viraram clientes, depois amigos e depois eu virei cliente de algumas. rsrsrsrs Na fotinho:⁠ ?Cat sitter Helen: que além de cliente virou amiga e também babá dos meus cachorros⁠ ? Claudia Kerber micropigmentadora: confio plenamente no trabalho da Claudia e por isto semana passada fiz minha sobrancelha com ela e estou amando o resultado ?⁠ ? Restaurante Oficina Gastrô: casal de amigos que virou cliente da Publike e eu também virei cliente quando vou pra Garopaba ?⁠ ? Apex Distribuidora: trabalhei por 7 anos no Marketing da Apex e após isto a empresa virou minha cliente ☺️⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ São apenas alguns clientes e parceiros, além de todos os outros que agradeço por ter conquistado ?⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠ #clientespublike #publikecom #redesocial #mktdigital #producaodeconteudo #marketing

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5. Listas!

E a última dica de conteúdo para Instagram são as listas. As listas são fáceis e rápidas de ler e podem ser feitas em qualquer segmento! Liste sugestões de séries, aplicativos que você curte, produtos para cabelo que indica, etc. MASSSSS sempre de acordo com seu posicionamento ok?!

E para gerar interação, questione seus seguidores qual dos itens da lista eles gostam mais, se identificam, já usaram, etc. Uma dica é fazer estilo carrossel como fiz no post sobre 6 tipos de conteúdo para blog:

MÃO NA MASSA!

Bora produzir conteúdo então? Veja quais destas 5 ideias de conteúdo para Instagram se encaixam melhor no seu perfil e mão na massa! E se quiser mais dicas, confere estes posts também:

Ah e já sabe né, se precisar de uma mãozinha, eu tenho duas! Rsrs Me chama: 48 988260696.


Leia também: Estratégia na criação de conteúdo: o que é e como colocar em prática 6 erros que você está cometendo no reels do Instagram


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