Como definir seus objetivos na rede social?
No post anterior eu falei sobre conteúdo relevante para rede social (pra quem não leu, super indico, hein!) e hoje quero focar na questão de objetivos na rede social.
Ter uma rede social para sua empresa envolve diversas questões além de estar na internet. E definir seus objetivos na rede social é extremamente importante para você acompanhar os resultados e perceber se sua estratégia está valendo a pena.
Antes de iniciar qualquer trabalho de divulgação nas redes, é de extrema importância saber quais objetivos você quer atingir, o real motivo de ter a rede social de sua marca. Já se foi o tempo onde bastava estar online publicando qualquer conteúdo apenas atrás de curtidas.
Você precisa saber POR QUE está postando e se o que você está postando FAZ DIFERENÇA na vida das pessoas. Por isto, antes de tudo definimos os objetivos que serão seguidos e também qual a estratégia para atingi-los.
Para colocar tudo isto em prática um planejamento de conteúdo bem detalhado faz toda diferença, além de você ter certeza de que todos os conteúdos terão ligação entre si e não apenas serão publicados em vão.
OBJETIVOS NA REDE SOCIAL
Mas vamos ao que interessa: OS OBJETIVOS! Vou citar apenas alguns e também dar dicas de como colocar em prática:
1. DIVULGAÇÃO DA MARCA
Um dos principais objetivos é tornar sua marca conhecida. Claro que isto leva algum tempo, mas você pode definir como objetivo aumentar a divulgação de sua marca em determinada região ou para um determinado público específico.
Se sua marca/empresa é nova no mercado, é uma boa ideia focar neste objetivo antes de mais nada. Mostrar como é sua empresa por dentro, o que você faz, contar sua história, mostrar funcionários…. Deixe seus seguidores familiarizados com você.
Lembre-se: as pessoas querem consumir de quem elas conhecem. Além disto, compartilhe conteúdo que atraia o público, que faça ele querer te acompanhar e ficar por dentro de suas novidades.
2. LEVAR PESSOAS PARA O SITE
Este objetivo também é bem importante. Seja um site de vendas ou de conteúdo, tirar a pessoa da rede social para acessar um link externo pode ser um trabalho bem difícil. Por isto, na hora de trabalhar este objetivo é importante pensar o que levaria a pessoa a clicar no seu link.
Qual seria o benefício disto? O porquê dela realizar esta ação. O Instagram dificulta ainda mais esta questão já que só permite a inserção de apenas um link na biografia. Mas aqui no blog eu já dei uma dica de como inserir mais de um link, dá uma olhadinha neste post.
Em todos seus posts é importante ter uma CTA (call to action) no fim que nada mais é do que chamar a pessoa para realizar uma ação. Você pode, no caso, chamar ela para ler um conteúdo completo no site, ver mais modelos de produtos ou agendar horário para seu serviço.
3. VIRAR AUTORIDADE NO SEU SEGMENTO
Ser autoridade no seu segmento pode aumentar a visibilidade de sua empresa, trazer confiança para sua marca e, automaticamente, aumentar suas vendas. Esta ação demanda tempo e muita dedicação, mas também traz muitos benefícios para a empresa.
Lembra que falei que as pessoas compram de quem elas confiam? Então, compartilhando seu conhecimento, elas confiam em você e no que você diz. E na hora de escolher entre você e o seu concorrente que apenas foca em vendas, quem você pensa que ela vai escolher?
Já falei mais sobre ser autoridade na internet aqui no blog.
4. SER UMA FONTE DE CONSULTA
Este é mais um dos principais objetivos na rede social onde você compartilha o que sabe. Eu poderia ter colocado ele junto com o item 3, mas quis descrever mais sobre ele.
Algumas empresa que vendem serviços podem trabalhar muito bem esta parte de ser fonte de consulta para seus consumidores. Afinal, é importante você educar o cliente para que ele perceba seu VALOR e não o seu PREÇO.
Se você trabalha com um segmento complexo com um tipo de serviço um pouco mais caro, como seu cliente vai querer pagar seu preço se ele não entende de seu assunto e não percebe o real valor de seu serviço?
Compartilhe conhecimento, ensine o que você sabe, explique como funciona. Além disto, foque na dor de seu cliente, no que realmente ele precisa de ajuda e mostre como resolver o problema.
5. AUMENTAR AS VENDAS
A maioria das empresas entra na rede apenas visando as vendas, acreditam que farão propaganda e irão esperar o cliente comprar. Eu logo falo para meus clientes (e futuros clientes) que antes disto há muito trabalho para ser desenvolvido e que a rede social poderá AUXILIAR nas vendas mas não que será a solução para vender mais.
Lembre-se: rede social não é outdoor. Por isto é bom relembrar tudo que falei antes: até acontecer a venda, você precisa tornar sua marca conhecida, mostrar quem é você, solucionar os problemas de seu cliente, compartilhar seu conhecimento e conquistar a confiança de quem te segue.
Então uma última dica (guarde esta imagem):
E se quiser ler mais conteúdos, dá uma olhadinha nestes aqui: