A importância do blog corporativo

A importância do blog corporativo

Em época de rede social tem empresa que acha ter blog caiu em desuso ou então não é mais importante.

Errado! O blog corporativo ainda tem muito potencial e também muita importância quando a questão é gerar autoridade na internet.

Vejamos bem a situação: quando procuramos algum produto na internet e encontramos 2 lojas, uma conhecida e uma desconhecida, qual você escolhe? Tendemos a escolher aquilo que nos traz confiança e também aquilo que nos é familiar. E o blog pode sim ser uma forma de gerar confiança para os clientes e também te transformar em uma autoridade no assunto de seu segmento.

BLOG CORPORATIVO

Primeiramente, preciso dizer que você pode até criar um blog gratuito, sem custo, ou até mesmo incluir uma página de blog no seu site, se você possuir um. Mas é preciso lembrar que ele deve ser tratado como uma conversa, possuir uma linguagem mais informal e demonstrar para o leitor que você entende do assunto tratado.

Assim, você servirá de fonte de pesquisa sobre assuntos de seu segmento e as pessoas começarão a confiar em você e no que você diz. Se tornando uma fonte confiável e uma loja que traz conhecimento para seus leitores a chance deles se tornarem clientes aumenta muito porque eles começarão a se identificar com você.

Se seu segmento é farmácia, você pode tratar sobre vários assuntos ou focar em apenas um: beleza, por exemplo. Traga dicas de tendências da estação, inspirações de makes com fotos de famosas, dicas de como usar algum produto, etc. Você pode aproveitar e colocar algumas sugestões de produtos relacionados ao texto, para que o leitor saiba que encontra tudo isto em sua farmácia.

DICAS PARA SEU BLOG

O mundo está cada vez mais digital e é preciso se adaptar à ele. Lembrando que tudo que está na internet pode ser encontrado quando uma pessoa fizer uma pesquisa no Google. Aos poucos, seu blog corporativo irá começar a aparecer nas pesquisas do Google, se tornando uma referência para o assunto que você escreve.

Mas, claro, aparecer no Google leva um tempinho, não é da noite para o dia. E para que isto aconteça seu conteúdo deve ser de qualidade e trazer informações relevantes. Ah e não esqueça: não pode copiar o texto de outro site, crie o seu próprio!

Além disto, outro detalhe muito importante é ter certeza das informações que você está escrevendo. Tenha certeza do que escreve e, na dúvida, busque mais informações em sites conhecidos e especialistas no assunto para agregar informações ao seu conteúdo. (Viu como a autoridade no assunto é importante? Até para criar seu próprio conteúdo você busca informações de sites que confia).

E não esqueça de sempre verificar a ortografia e erros de português. Mesmo que a internet tenha gírias e uma linguagem mais informal, escrever errado é uma coisa totalmente diferente disto! Leia mais de uma vez, peça para outra pessoa ler também e confira erros de português e também de concordância. Na dúvida, troque a palavra ou a expressão utilizada.

BLOG X REDE SOCIAL

Há quem compartilhe conteúdos apenas na rede social e não tem blog, vejo muitos influenciadores digitais fazendo isto, por exemplo. Mas, preciso advertir vocês da principal diferença entre blog e rede social: o blog é SEU e as redes sociais NÃO SÃO.

A rede social é um terreno alugado que pode acabar de uma hora pra outra. Quem lembra do Orkut? Mais ninguém!!

Portanto, elas são importantes sim, principalmente para manter um relacionamento com seus clientes. Mas o blog corporativo serve para demonstrar todo o conhecimento que você tem sobre seu negócio e dar conhecimento para seus clientes.

Por isto digo e repito: tenha um blog! É barato, fácil de administrar e se você se empenhar ele trará bons resultados, basta produzir conteúdos relevantes e para isto você pode dar uma lida neste post com 6 dicas infalíveis de Marketing de Conteúdo.

BLOG X SITE

Blog ou site, qual devo ter? A resposta é: os 2! Um não substitui o outro porque são plataformas totalmente diferentes, com linguagens diferentes e informações diferentes, quer ver?

SITE = é onde você diz quem você é, o que você faz, mostra seus serviços, seu catálogo de produtos, fala tudo sobre sua empresa, etc.

BLOG = é onde você compartilha conhecimento e educa seu cliente. O blog deve trazer informações que resolvam problemas dos consumidores, textos que expliquem como usar determinado produto, etc.

Viu a diferença? Um não vive sem o outro, o ideal é trabalhar os 2 juntos aliados com a rede social ideal para a sua empresa.

Bora criar hoje mesmo seu blog corporativo? Junte suas ideias de assuntos, escolha um layout bonito e comece a escrever! E se você precisar de uma ajuda nesta questão de blog ou redes sociais, a Publike Comunicação pode te ajudar, veja todos os nossos serviços disponíveis.


Leia também: Estratégia na criação de conteúdo: o que é e como colocar em prática 6 erros que você está cometendo no reels do Instagram


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