Eleições 2018: 5 coisas que podemos aprender com o presidente eleito
Ontem o Brasil conheceu seu novo presidente: Jair Bolsonaro. Independente de qual era o seu candidato para a presidência, uma coisa precisamos destacar nestas eleições 2018: a força das redes sociais.
Eu sempre falo sobre a importância das redes sociais para uma empresa ou marca e nestas eleições foi possível notar esta importância, onde a rede social foi fundamental para eleger o novo presidente.
Com isto, selecionamos alguns itens importantes que influenciaram na escolha do presidente eleito e que você pode aproveitar em sua empresa.
ELEIÇÕES 2018: 5 coisas que podemos aprender com o presidente eleito
1. Usar a rede social para se aproximar do eleitor
Com pouco tempo de propaganda no horário político, Jair Bolsonaro precisou pensar em uma nova forma de se apresentar para os eleitores e se tornar ainda mais conhecido. Com isto, ele usou a força das redes sociais para divulgar seu nome e suas propostas além de se aproximar dos eleitores.
Um dos principais motivos de estar em uma rede social é este: aparecer para seu cliente! Se tornar conhecido, lembrado e presente na vida dele, se tornando uma autoridade na internet.
Jair Bolsonaro esteve sempre presente em suas redes sociais principalmente através de vídeos ao vivo. Além disto, seu primeiro pronunciamento como presidente foi através de uma live em sua rede social.
2. Comparar a midia offline x midia online
A televisão e o rádio ainda são mídias offline muito fortes e acredito que isto não irá mudar. Mas, a internet vem crescendo cada vez mais e pode até se igualar à estas mídias.
Nestas eleições 2018 foi possível notar que a divulgação online teve muita importância na hora de divulgar os candidatos, principalmente antes de começar o horário eleitoral na televisão e rádio.
A rede social possibilitou que candidatos começassem sua campanha antes mesmo do horário eleitoral. De acordo com Daniel Braga, publicitário e marqueteiro, Bolsonaro iniciou sua campanha nas redes sociais em 2013 e desde lá vem mantendo contato permanente com leitores e seguidores.
Isto mostra que é possível divulgar uma empresa ou marca apenas em meio online, sem necessariamente investir dinheiro em mídia tradicional.
3. Divulgar com pouco investimento
E falando em investimento, nesta eleição também foi possível notar que o candidato com mais dinheiro ou apoio não foi o vencedor. Jair Bolsonaro possuía poucos recursos financeiros para sua campanha e pouco tempo de exposição no horário eleitoral, demonstrando assim que isto já não é mais decisivo.
Mas, para que sua campanha desse certo, foi necessário muito planejamento, pesquisa e também contato direto com seus eleitores e isto tudo foi possível através das redes sociais.
Com um Presidente da República sendo eleito basicamente por causa de sua campanha online, dá para notar que você também pode fazer algo assim pela sua empresa, não é?
4. Estar no ar 24 horas por dia
Outro ponto positivo da rede social é que você está lá 24 horas por dia sendo visto, lido ou compartilhado por alguém. E foi isto que aconteceu com Jair Bolsonaro pois como falado no item 2, sua campanha começou há anos através da internet e não apenas agora no horário eleitoral.
Uma propaganda na televisão ou rádio tem horários definidos para ir ao ar mas na rede social não, você está lá todos os dias o dia todo. Jair Bolsonaro esteve presente diariamente em suas redes sociais divulgando sua campanha. Já pensou se ele dependesse apenas de seus 8 segundos no horário eleitoral?
5. Incentivar o boca a boca
Este é um item de extrema importância: o boca a boca! Mesmo que você tenha milhões de reais para investir em uma campanha, divulgar sua marca e contar uma história linda, de nada adianta se seu cliente está falando mal de você.
E o boca a boca tem força tanto quando falam bem ou mal. Nestas eleições 2018 vimos a rede social se tornar um local de debate e também compartilhamento de notícias à favor ou contra determinado candidato.
Com este boca a boca o seguidor influencia as pessoas de sua convivência e nestas eleições foi isto que aconteceu.
Jair Bolsonaro conseguiu atrair milhares de eleitores e espontaneamente eles compartilhavam conteúdos sobre o candidato através de rede sociais e Whatsapp.
Com certeza depois do resultado destas eleições 2018 você irá olhar para a rede social com outros olhos, né? Percebendo de vez a importância dela para seus negócios. Mas claro, lembre-se de que não basta estar na rede, você precisa estar na rede social ideal para sua empresa.
E se precisar de ajuda para isto, conte com a Publike! Entre em contato: publike@publike.com.br ou 48 98826.0696.