Datas comemorativas: como aproveitá-las para vender mais?
Você já se deu conta de quantas datas comemorativas existem além de Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia dos namorados…? Durante o ano, todos os meses, temos diversas datas que podem ser aproveitas para aumentar suas vendas e eu vou te contar algumas dicas agora!
FAÇA CAMPANHAS INSTITUCIONAIS
As datas comemorativas básicas são as mais importantes, tais como Natal, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e Páscoa. Se seu produto ou serviço se encaixa em alguma delas, APROVEITE.
Se você não quiser mexer em seu preço, já que há um aumento na procura por presente nestas datas e o consumidor vai acabar comprando mesmo sem promoção, aproveite para criar campanhas institucionais, fazer sua marca ser lembrada. Isto gera aproximação com o cliente.
Além disto, você pode compartilhar dicas sobre os temas para aumentar seu engajamento e divulgação como, por exemplo, dicas de decoração de Natal, de presentes para mães, de cardápio para dia dos namorados, etc. Mas, lembre-se: não crie qualquer conteúdo, faça sempre alinhado ao seu planejamento e que de alguma forma tenha ligação com seu segmento ou posicionamento da marca.
PENSE NO SEU ESPAÇO FÍSICO
Se você possui um espaço físico que recebe clientes, que tal decorar de forma temática? Com certeza seus clientes irão adorar e se surpreender! Sem contar que seus funcionários podem se sentir mais motivados para trabalhar estando em um ambiente decorado como Natal, ano novo, carnaval…
E, que tal, dar algum mimo ou recadinho para seus clientes desejando um feliz natal ou um feliz dia da mulher? Pode ser até um bombom! Estes pequenos gestos despertam a empatia nas pessoas e as faz lembrar de você quando precisar buscar por algum serviço ou produto semelhante ao seu.
VENDA SEUS PRODUTOS “ENCALHADOS”
Utilizar as datas comemorativas pode te ajudar a vender alguns produtos mais “encalhados”, dando desconto ou oferecendo a venda junto com outro produto. Quer uma dica? Em época de natal, faça kits destes produtos com algum outro e venda o kit fechado como dica de presente.
DESCONTO PARA AMIGO
Outra dica é oferecer combos dos serviços em datas especiais como, por exemplo, no dia da mulher: agende um horário para você e ganhe uma sessão dupla com sua melhor amiga. A ideia de oferecer desconto para quem traz um amigo ajuda a divulgar sua marca e fazer com que as pessoas conheçam seus serviços, tipo um “teste drive”.
Por ser indicação de um amigo, as pessoas tendem a confiar mais e, com isto, aproveitam o desconto. Desta forma você pode ganhar o dobro de clientes, se cada uma indicar uma amiga.
FAÇA PLANEJAMENTO
Não queira decidir uma semana antes sobre qual ação fazer em datas comemorativas. Você precisa se planejar pelo menos no ano anterior! Já planeje todo seu ano, pesquise datas relacionadas ao se segmento, por exemplo no setor de saúde: dia da nutricionista, dia do médico, dia da saúde, dia de combate ao câncer, etc.
Mesmo que você não faça promoções, faça ações que lembrem estas datas importantes. No dia da nutricionista, por exemplo, que tal oferecer uma palestra gratuita para os pacientes da clínica falando sobre hábitos alimentares? Ou escolher um dia para ensinar receitas saudáveis.
Faça ações que integrem sua marca online e offline. E não pense que as datas comemorativas podem ser aproveitadas apenas para vender, elas podem também te ajudar na divulgação de sua marca. Como, por exemplo, criando conteúdo para seu blog e rede social. O marketing digital é um grande aliado na hora de criar conteúdo e divulgar sua empresa em datas importantes.
Na rede social da Publike tem o calendário de datas comemorativas de Abril, fique de olho para incluir em sua programação!
E se você precisar de auxílio nesta parte mande um whats,
vamos conversar: 48 98826-0696.