Qual a rede social ideal para sua empresa?

Qual a rede social ideal para sua empresa?

Não basta estar na rede social, você precisa estar onde seu consumidor está e saber qual é a rede social ideal para sua empresa.

E vejo que alguns de nossos clientes buscam a Publike já com uma ideia de rede social na cabeça: “quero fazer um Instagram porque está na moda”.

Mas antes de tudo é preciso entender que: mesmo o Instagram estando “na moda”, é lá que estão seus consumidores? Tudo bem que você poderá atingir mais pessoas, mas serão as pessoas certas?

Por isto resolvemos fazer este post para explicar resumidamente um pouco a diferença entre as redes sociais para que você saiba em qual a ideal para sua empresa para ter chances maiores de atingir o público correto.

REDE SOCIAL IDEAL PARA SUA EMPRESA

FACEBOOK

O Facebook ainda é a rede com maior número de usuários no mundo. Nesta rede é permitido compartilhar fotos, vídeos e links e é bom explorar estes 3 formatos. É a rede social ideal para estar e se aproximar dos clientes, compartilhar conteúdos deles, etc.

Além disto, ele permite que você crie página da sua empresa, reunindo em um único lugar todas as informações, fotos e localidade. Esta rede também traz várias informações de estatísticas que podem auxiliar no seu negócio.

É praticamente impossível você ver uma empresa em outras redes sociais e não ver ela no Facebook, afinal ele é praticamente considerado o “pai de todos”. Um detalhe muito importante: o Instagram e o Whatsapp pertencem ao Facebook, por isto para criar anúncios nestas outras 2 redes você precisa ter uma conta no Facebook.

A ideia da empresa é que a partir de 2019 seja permitido também fazer anúncios no Whatsapp, fique ligado!

INSTAGRAM

Aqui a regra é imagem de qualidade e chamativa. É uma rede social ideal para restaurantes e fotógrafos divulgarem seu portfólio já que ela é muito visual. Nela é possível compartilhar imagens e vídeos de até 1 minuto.

Os Stories facilitam muito a divulgação pois conseguem compartilhar momentos em tempo real, além de ser possível fazer “lives” também. As # ajudam também a aumentar o alcance das publicações, principalmente se você compartilhar com # de seu segmento, auxiliando a atingir o público-alvo.

Lembre-se: sempre escolha imagens de qualidade, que não estejam tremidas e escuras. Fotos mais claras bombam mais!

Dica: utilize os Stories para mostrar os bastidores da empresa e chamar o cliente para alguma ação, já que a probabilidade dos Stories serem vistos é maior do que as fotos no feed de notícias.

PINTEREST

Outra rede social muito visual mas que ainda desperta muitas dúvidas nas empresas. O Pinterest é perfeito para reunir ideias e inspirações sobre o seu segmento, além de seus produtos.

Ele nada mais é do que um mural de fotos, onde “pinar” algo significa salvar. O Pinterest ainda tem muito potencial a ser explorado, principalmente porque algo que você pinou pode ser pinado por outra pessoa e assim alcançar mais pessoas.

Uma ótima dica é colocar o botão do Pinterest em suas fotos no site/blog, assim a pessoa apenas clica no botão e já pina esta foto em seu Pinterest, ou seja: ela está salvando algo que você compartilhou e ficará visível no Pinterest dela para todo mundo.

O Pinterest pode ser uma rede social ideal para loja de roupas, por exemplo, porque assim ela pode compartilhar ideias de looks com as roupas da loja, foto de famosas usando roupas parecidas, dicas de moda, etc.

Praticamente qualquer segmento se encaixa no Pinterest, mas ele é perfeito para ramo da beleza, moda, decoração e comida.

TWITTER

A plataforma já permite compartilhar imagens mas o seu “forte” são os textos curtos, muitas empresas utilizam ela para compartilhar notícias e informações relevantes, é uma ótima rede social para se manter informado.

Algumas empresas usam com muita frequência o Twitter e há quem prefira ele do que qualquer outra rede social.

Uma dica legal é twittar algo referente a algum conteúdo que está sendo falado no momento para aproveitar o “gancho” e ganhar mais visibilidade para sua marca. Mas cuidado: fale sobre assuntos relacionados ao seu ramo e evite conflitos ou comentários que possam ser negativos para sua imagem.

YOU TUBE

Canal com vídeo perfeito para mostrar como utilizar seus produtos, passo a passo, etc. Os vídeos estão em alta e o You Tube é o segundo site mais utilizado para realizar buscas sobre todos os assuntos, apenas através do Google.

Gravar e editar vídeos demanda mais tempo e planejamento, mas é um resultado que pode ser muito satisfatório para sua empresa. Vídeos de utilização de produtos são muito bem-vindos principalmente se seu produto é complexo ou exige explicação antes de ser usado.

Além disto, gravar vídeos também pode ser uma forma de mostrar como seu produto pode ser utilizado, colocando ele em ação. Você é uma empresa de serviços? Então você pode compartilhar conhecimento com seus seguidores através dos vídeos, aumentando a autoridade de sua empresa no ramo de atuação.

Mas, é sempre bom lembrar que tudo depende de sua estratégia de divulgação e também do plano de Marketing para saber qual a rede social ideal.

Precisa de uma ajudinha? Converse com a gente pra saber melhor em qual rede social investir: publike@publike.com.br

Aproveite e veja quais outros serviços podemos te oferecer.


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