vender pela internet

Se tem uma coisa que a pandemia este ano nos ensinou é que precisamos nos reinventar e aproveitar oportunidades que surgem. Um exemplo disto é vender pela internet.


Acredite: ainda existe empresa que não está na internet e com o distanciamento social a presença online se tornou primordial e fez com que marcas se mexessem para continuar vendendo.

SE REINVENTANDO EM 2020

A situação do Covid-19 este ano nos fez perceber que mesmo distante podemos estar perto de nossos clientes, usando a criatividade e as ferramentas que temos disponíveis. A internet se tornou a melhor saída para continuar relevante e vendendo, mostrando assim que é possível superar as dificuldades e encontrar uma saída no meio desta crise.

Eu já fiz um post bem bacana aqui no blog com dicas para reforçar o seu marketing digital durante a pandemia.

No início da pandemia, a procura online era apenas por itens essenciais mas, com o passar do tempo, as pessoas começaram a criar o hábito de comprar tudo pela internet, sem sair de casa.

E se você ainda não sabe como começar a vender pela internet, reuni aqui algumas dicas para você começar e não perder esta oportunidade!

 

COMO VENDER PELA INTERNET

Vender pela internet traz vários benefícios tanto para a empresa como para o cliente: possibilidade de vender os produtos 24h por dia, ser lembrado com maior frequência, receber os produtos sem se arriscar a sair de casa, etc.

vender pela internet

Como comprar online é um processo fácil e rápido, a decisão de compra muitas vezes é impulsiva, já que o consumidor está no conforto do seu lar e, sem esforço algum, pode garantir os itens que deseja, apenas esperando chegar na sua porta.

E uma frase muito importante que a empresa deve levar em conta na hora de oferecer seus produtos online é: Loja online não vende produtos, envia solução na porta do cliente. Trate seus consumidores individualmente, como pessoas e não apenas clientes que estão efetuando pedidos. Lembre-se que neste momento é importante ouvir o cliente, saber o que ele precisa e trazer soluções para seu dia.

Como a pandemia causou grandes problemas incluindo na parte financeira, eu reuni algumas dicas simples e sem muito investimento para você começar a vender online.

DICAS PARA VENDER ONLINE:

  • invista em delivery, se você ainda não tem.
  • ofereça frete grátis em dias que a venda é mais baixa.
  • aproveite o whatsapp: faça as vendas pelo aplicativo e crie uma lista de transmissão para enviar novidades e promoções (mas peça permissão para ele).
  • utilize a opção “catálogo” dentro do Whastapp Business para divulgar suas promoções e produtos em destaque.
  • se for possível um investimento maior, crie um aplicativo de sua farmácia/loja para vender seus itens
  • faça seu cadastro gratuito no Google Meu Negócio para ser encontrado com mais facilidade.
  • esteja presente diariamente nas redes sociais.

Veja que não falei em criar uma loja virtual pois sabemos que isto exige um maior investimento e agora pode não ser o momento apropriado.

CONFIANÇA ACIMA DE TUDO

Mas, claro, além de se preocupar com a venda online, você precisa deixar o consumidor tranquilo e seguro na hora de comprar virtualmente. Se você está iniciando nesta jornada, precisa passar credibilidade para que o consumidor possa comprar com você sem medo.

Algumas dicas:

  • tenha canais de comunicação fáceis para o cliente tirar dúvidas (direct do Instagram, whatsapp, telefone, e-mail, etc).
  • o atendimento online ao cliente deve ser rápido, lembre-se: em minutos ele pode sair de sua página e entrar na página do concorrente.
  • sempre divulgue os benefícios de comprar em sua loja (preços, entrega grátis, brindes, descontos, programa de fidelidade, etc).
  • tenha um local para compartilhar a avaliação e opinião de quem já comprou, pois isto traz confiança para novos compradores.
  • invista na experiência de compra de seu cliente, por isto tenha uma plataforma de venda fácil de ser utilizada, que não complique a vida de quem está comprando.
  • tenha mais de uma forma de pagamento e se possível desconto para pagamento à vista.
  • invista no pós vendas: verifique se seu cliente ficou satisfeito. Ofereça benefícios em troca de uma avaliação ou resposta a pesquisa de satisfação.

A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO ONLINE

Lembre-se que a jornada de compra pode ser bem mais complexa do que parece. Mesmo que alguns consumidores comprem por impulso, a grande maioria pesquisa muito antes de escolher onde comprar e isto inclui pesquisar sobre a empresa, ver opinião de quem comprou, comparar preço e benefício com concorrentes, etc.

vender pela internet

Por isto, além de você ter produtos de qualidade, preço justo e outros benefícios, é muito importante também ter uma boa divulgação online de sua marca para aumentar sua credibilidade já que o cliente só compra de quem ele confia.

E para ajudar na divulgação de sua marca, a rede social é essencial, principalmente quando você compartilha opinião de quem já comprou e fotos de clientes com os produtos, além de estar sempre interagindo para criar relacionamento com seus seguidores e transformá-los em potenciais clientes.

Outra forma de aumentar sua divulgação online e trazer credibilidade para sua marca é fazer parceria com influenciadores, já falei sobre Marketing de Influência aqui.

 

Quer aprender mais sobre rede social? Tem bastante conteúdo aqui no blog sobre rede social e também no Instagram da Publike.

 

E se você precisa de ajuda em relação a sua marca ou divulgação online, me chama! Mande um whats e vamos conversar: 48 98826-0696.

 

 

Receba dicas por e-mail!

Se inscreva para receber um aviso quando houve post novo aqui no blog.

Eu concordo em fornecer meus dados para MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *