Não é de hoje que empresas optam por oferecer aos seus funcionários a opção de trabalhar home office reduzindo gastos e, muitas vezes, aumentando a produtividade do mesmo. Mas, hoje podemos dizer que muitas pessoas estão se vendo “obrigadas” a trabalhar em casa por conta do perigo do Coronavírus e neste post eu trouxe 6 dicas para você ser produtivo mesmo em casa.

BENEFÍCIOS DO HOME OFFICE

Algumas pessoas pensam que trabalhar em casa é o sonho do trabalho perfeito mas, junto com ele, vem grandes responsabilidades e também alguns pontos negativos.

Trabalhar em casa exige disciplina, profissionalismo e muita organização. Além disto, em alguns casos, a pessoa que trabalha home office é seu próprio chefe e, com isto, as responsabilidades e cobranças são maiores.

Mas, na minha opinião, a lista de “prós” é maior que a lista de “contras”. Atualmente as empresas estão percebendo que trabalhar home office pode ser benéfico para todos, além de ser uma forma de prevenção ao avanço da epidemia do Coronavírus.

Na verdade, o Coronavírus serviu para mostrar que o futuro de muitas empresas e funcionários pode sim ser o home office, trazendo alguns benefícios:

  • diminui o estresse e tempo perdido no trânsito
  • reduz gastos da empresa
  • permite que o funcionário produza com melhor qualidade
  • permite que o funcionário tenha mais tempo livre

DICAS PARA TRABALHAR EM CASA

1. Escolha um local de trabalho adequado

Antes de tudo, defina seu local de trabalho. Escolha um ambiente arejado e com boa iluminação. Além disto, opte por uma mesa e cadeira confortável, não trabalhe no sofá ou na cama.

trabalhar em casa dicas para ser produtivo no home office

De preferência, escolha um local com pouco barulho ou então opte por trabalhar com fone de ouvido se é algo que você gosta. Além disto, o ideal é escolher um ambiente com poucas distrações e que não possua cores muito vibrantes.

2. Defina seu horário de trabalho

O maior erro de quem nunca trabalhou home office é pensar que pode fazer seu próprio horário. Dependendo de seu tipo de serviço e demanda, sim, pode fazer. Mas, muitas vezes, as pessoas se perdem nesta liberdade e acabam não rendendo tanto.

O ideal é você listar suas tarefas diárias e, caso consiga cumprir todas, aproveitar este momento livre para relaxar. Mas, eu indico você estipular um horário fixo para fazer seu trabalho, como se estivesse na empresa. Assim, você continua acostumado com aquele horário principalmente quando precisar voltar a trabalhar fora.

3. Tire o pijama para trabalhar em casa!

DICA DE OURO: nada de trabalhar de pijama, hein?! Vista-se como se você fosse sair para trabalhar. Pode parecer besteira, mas esta parte é muito importante! Arrume-se e troque de roupa, afinal você está trabalhando, certo?!

4. Cuide com as distrações

Nossa casa possui muitas distrações: roupa para lavar, pia com louça, cachorro fazendo uma gracinha, pessoas batendo no portão… fuja destas distrações! Pense: se você estivesse na empresa não veria nada disto, certo?!

trabalhar em casa dicas para ser produtivo no home office

Além disto, cuide com as distrações no seu celular, como redes sociais ou whatsapp. Deixe ele de lado por algumas horas.

5. Preste atenção na alimentação e exercícios

Trabalhar em casa pode te deixar um pouco preguiçoso já que você acaba não saindo. Mas, continue se exercitando e caso tenha receio de ir na academia por conta das notícias atuais, faça exercícios em casa ou opte por caminhar ou correr na rua.

Não esqueça de cuidar de sua alimentação também. Muitas vezes trabalhando em casa ficamos muito tempo sentado e nem percebemos a hora passar! Beba bastante água e coma alimentos saudáveis.

6. Tenha os equipamentos básicos para home office

Para trabalhar em casa você precisa ter os equipamentos necessários e básicos para ser produtivo, como:

  • Computador / notebook
  • Internet boa
  • Climatização (ar condicionado / ventilador)
  • Cadeira confortável
  • Caneta / papel / agenda

trabalhar em casa dicas para ser produtivo no home office

 

TEM MAIS AQUI!

E se você gostou deste post e quiser ler mais artigos da Publike, dá uma conferida nestes posts:

Receba dicas por e-mail!

Se inscreva para receber um aviso quando houve post novo aqui no blog.

Eu concordo em fornecer meus dados para MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


1 comentário

João · às 2:16 PM

Qual a diferença entre facebook e instagram?Qual o melhor?
Posso usar estes programas no notebook?
O que diz do google meet? Tem coisa melhor?
Obrigado.
Ainda não usei um Ebook. Não sei como fazer. Pode ser usado no notebook ou somente no celular ou outro meio? Agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *