Aqui na Publike eu atendo basicamente pequenas empresas e algumas vezes até são empresas formadas por apenas uma pessoa. E neste momento surge a dúvida se vale a pena terceirizar o setor de marketing, abraçar mais esta função ou então contratar um funcionário.

Qualquer serviço que você decide terceirizar tem seus prós e contras e o setor de marketing não é diferente. Porém, é preciso colocar na balança se para o SEU negócio vale a pena. Por isto eu trouxe alguns pontos para serem pensados antes de tomar esta decisão.

POR QUE TERCEIRIZAR O SETOR DE MARKETING?

  • Focar no que realmente importa

Deixando seu marketing com uma empresa terceirizada você pode focar única e exclusivamente na venda de seus produtos ou serviços, além de poder planejar estratégias para crescer seu negócio, lidar com assuntos administrativos e financeiros, etc.

Além disto, há empresários que possuem muito conhecimento sobre marketing mas que infelizmente acabam não tendo tempo para fazer isto. Este é mais um motivo para terceirizar.

  • Visão externa do negócio

Entenda que muitas vezes é importante ter uma visão externa de seu negócio, alguém que veja além e que possa sugerir ações. Quando somos donos da empresa pensamos como donos e ter uma visão de fora como cliente também é essencial.

  • Equipe capacitada

Como falei, em muitos casos é o dono da empresa que faz tudo, já que trabalha sozinho. Neste momento, abraçar mais uma função exigiria muito de seu tempo e também conhecimento, já que a área de marketing vive em constante transformação, sempre surgindo novidades e atualizações.

Contratar uma agência garante que o serviço será realizado por profissionais capacitados e que entendem do assunto.

  • Diminuição de custo com funcionário

Contratar um funcionário principalmente se você possui uma pequena empresa pode ser mais complicado e ter um custo elevado se comparado à terceirização. Mas, para não ter erro, é importante realizar o contrato de prestação de serviços para não haver vínculo empregatício.

  • Conhecimento sobre a empresa

Sabemos que uma empresa terceirizada nunca será igual a um funcionário contratado que está todos os dias na rotina da empresa. Mas, por outro lado, sempre destaco para meus clientes que a agência precisa ser praticamente como um funcionário a mais na empresa. O cliente precisa passar todas as informações essenciais para a agência poder realizar seu trabalho com excelência.

terceirizar setor de marketing

Por isto é importante o diálogo, reuniões mensais, visitas a empresa, etc. O cliente deve munir a agência de todas as informações possíveis para que sua comunicação seja feita da forma correta.

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E isto vai muito além de público alvo e cidade em que atua. A agência precisa saber qual o posicionamento da marca, concorrentes, rotina da empresa, qual seu melhor serviço / produto, o que soluciona para seu cliente, diferenciais, pontos fortes e fracos, etc.

Ninguém sabe mais sobre sua empresa do que você mesmo, por isto este trabalho com a agência deve ser feito da maneira mais transparente possível.

  • Suporte na hora de dúvidas

Eu faço o gerenciamento de rede social dos clientes mas sempre falo para eles também acessarem a página e estarem por dentro do que está acontecendo. E nestas horas alguns clientes ficam com dúvida ou medo de fazer algo errado.

Por isto, uma vantagem de terceirizar o setor de marketing é ter este suporte na hora do aperto, tendo alguém para te auxiliar.

TERCEIRIZAR SEM PERDER SUA ESSÊNCIA

Bom, já falei de vários motivos para você terceirizar o setor de marketing, né?! Mas também quero destacar que seu marketing não pode perder sua essência. Você pode terceirizar todos os serviços, mas a empresa é sua, acompanhe de perto os serviços realizados pela agência.

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Há empresas que deixam tudo na mão da agência e muitas vezes nem sabem qual seu login e senha para acessar a rede social. É importante acompanhar, acessar, conhecer seus seguidores, ver os conteúdos mais relevantes, etc.

Além disto, os stories estão aí pra isto, para você mostrar sua empresa! Por mais que a agência faça stories para sua marca, a melhor estratégia é você mesmo fazê-los mostrando a rotina de sua empresa.

São os stories que aproximam o cliente da empresa e como o importante é mostrar sua rotina, não há como a agência ficar responsável por isto. O legal é você combinar estas questões na hora de fechar o serviço com a agência e fazer este trabalho em conjunto.

Além de todos estes pontos é importante destacar que, independente de terceirizar o setor de marketing ou não, o empresário deve ter um conhecimento mínimo sobre o assunto para poder lidar com estas questões junto com a agência.

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Aqui na Publike eu tenho clientes com diferentes níveis de conhecimento sobre marketing. Por isto, além de oferecer os serviços eu também presto consultoria via whatsapp caso surja alguma dúvida ou questionamento pois o cliente só percebe que o investimento está valendo a pena quando entende o que está sendo proposto.

COMO ESCOLHER UMA AGÊNCIA?

Se você resolveu terceirizar o setor de marketing pense bem antes de escolher uma agência. É importante não focar apenas no preço que ela cobra, veja quais serviços oferece, qual seu formato de trabalho, exemplos de clientes que atende, etc.

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Outra dica é pedir indicação para algum conhecido e também pesquisar sobre a empresa no Google para ver mais informações. Veja se tem perfil na rede social, se são perfis ativos e bem feitos e principalmente: como é o atendimento da empresa.

Algumas agências deixam a desejar já no primeiro contato, demorando para retornar e não dando a atenção que o cliente merece.

Se você está pensando em terceirizar seu setor de marketing entre em contato comigo, me mande um whats: 48 988260696


2 comentários

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Feed ou story: o que publicar em cada um? - Publike Comunicação · às 9:18 PM

[…] conteúdos que precisam ser feitos pelo próprio cliente para justamente aproximar do seguidor e não devem ser terceirizados. Os stories e vídeos ao vivo são 2 exemplos disto. Mas, para aprofundar mais, vou separar o […]

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