O marketing de influência veio para ficar e agora mais do que nunca ele pode ser um ótimo investimento para você. Em meio à pandemia que vivemos o marketing digital se tornou essencial e uma maneira de aumentar sua visibilidade online neste momento é apostar em influenciadores.

O marketing de influência é um dos pilares do marketing digital e que podem ajudar sua marca a se destacar online, entre outros benefícios que irei falar a seguir. Vamos começar entendendo o que é o tal do marketing de influência.

O QUE É MARKETING DE INFLUÊNCIA?

Marketing de influência é uma estratégia de comunicação no meio online (geralmente na rede social) realizada em parceria com pessoas que tenham boa influência sobre potenciais clientes da marca.

Em resumo, a parceria consiste no influenciador criar conteúdo focado na divulgação da marca em troca de pagamento. Mas claro, não pense que o trabalho do influenciador é apenas receber o pagamento e publicar algo. O marketing de influência bem feito vai muito além disto e realmente envolve uma parceria verdadeira entre marca e influenciador, onde ambos tenham benefícios.

O objetivo de trabalhar em parceria com influenciador é criar uma ligação entre a marca e o público influenciado por ele, que pode ser um potencial cliente.

marketing de influência

AFINAL, O QUE SÃO INFLUENCIADORES DIGITAIS?

Os influenciadores digitais (ou influencers) são pessoas com boa presença online que possuem influência e liderança em um determinado público. Seu público é fiel e engajado em toda produção de conteúdo que o influenciador faz e, com isto, seu poder de divulgação de uma marca se torna maior, auxiliando na tomada de decisão de compra do seguidor.

Hoje em dia há milhares de influenciadores e também isto já é considerado profissão. Porém, é preciso tomar cuidado com os influencers que realmente realizam um trabalho profissional e outros que apenas se preocupam em ganhar “recebidos”.

Mas, o que define uma pessoa com influência?

Para ser considerado um influenciador é necessário ter 3 coisas:

  • Alcance: o quanto o influenciador espalha sua mensagem. Mais importante que número de seguidores é o número de pessoas que ele alcança realmente. Quanto mais as pessoas se identificam com o seu conteúdo, mais compartilham ele e atingem outras pessoas.
  • Relevância: é a importância que ele tem dentro de seu segmento (nicho). Ele não precisa ser popular no país inteiro mas sim no seu nicho de atuação onde há as pessoas que ele influencia. Há influenciadores de diversos segmentos: moda, beleza, decoração, viagem, gastronomia, etc.
  • Ressonância: diz respeito à mensagem que ele compartilha e o quanto ela está sendo compartilhada por quem o segue. O conteúdo dele realmente gera engajamento, interação e desperta o interesse das pessoas compartilharem com outras pessoas? Esta parte é extremamente importante e também separa influencers que possuem seguidores reais de outros que compram seguidores.

Pensar nestas 3 coisas auxilia a marca a escolher o influenciador para sua estratégia de marketing já que vai muito além do número de seguidores.

LEIA TAMBÉM: Como definir seus objetivos na rede social?

MICRO INFLUENCIADORES: FOCO NELES

Muitas vezes fechar uma parceria com um influenciador super conhecido ou com grande influência pode ser um alto investimento. Por isto, fique de olho nos micro influenciadores.

Os micro influenciadores são perfis que possuem até 50 mil seguidores. É importante analisar bem o perfil do influenciador para saber se é a melhor escolha para sua marca.

Mais vale você escolher um perfil que possui 5 mil seguidores mas que seja do mesmo segmento de sua marca do que um influenciador com 50 mil seguidores que seja de outro nicho pois assim você estará sendo visto por muitas pessoas mas não necessariamente potenciais clientes.

marketing de influência

9 MOTIVOS PARA INVESTIR EM MARKETING DE INFLUÊNCIA
  1. Humaniza sua marca e seu produto
  2. Aumenta a visibilidade de sua empresa e consequentemente sua audiência
  3. Melhora a imagem da marca
  4. Traz confiança para sua empresa
  5. Traz mais credibilidade que um anúncio pago
  6. Auxilia no aumento de sua autoridade na internet
  7. Atinge seu público alvo e potencial cliente
  8. Aumenta a chance de venda
  9. É mais acessível que publicidade tradicional

“Em ações com influenciadores, o retorno pode não ser direto e financeiro, mas sim voltado para construção de valores intangíveis pra marca, como imagem.” (Janine Louven – Inpress  Porter  Novelli).

COMO ESCOLHER UM INFLUENCIADOR?

Agora que você já sabe o que é marketing de influência, influenciador e também os motivos para colocar esta estratégia no seu planejamento de marketing, vamos saber como escolher um influenciador para sua marca!

  1. Analise se ele tem conexão com sua marca e se é de seu nicho
  2. Acompanhe o conteúdo dele por um tempo antes de propor parceria
  3. Veja se ele tem bom engajamento/interação com o público, se ele responde comentários, faz stories interagindo, como ele fala com o público, etc.
  4. Analise os publis (post pagos) que ele já tenha feito, veja como ele divulga, se é de forma natural, qual tom de voz ele usa para se comunicar, etc.
  5. Veja se ele divulga muitos produtos/marcas distintas ou se realmente tem foco
  6. Peça o Midia Kit dele para você analisar. O Midia Kit é a apresentação do trabalho do influenciador com números de suas redes sociais, público que atinge, segmento que atua, etc.

LEIA TAMBÉM: Datas comemorativas: como aproveitá-las para vender mais?

DICAS EXTRAS:

Para finalizar, algumas dicas na hora de fechar uma parceria com o influenciador:

  • Deixe ele à vontade para criar o conteúdo de acordo com sua linguagem e estilo
  • Passe o briefing para ele com as informações básicas de trabalho (Saiba o que é briefing aqui)
  • Não foque somente no número de seguidores, analise o perfil como um todo
  • Veja se ele se demonstra aberto a negociação e é acessível
  • Troque ideias com ele sobre a sua proposta de parceria, já que ele melhor do que ninguém vai saber como divulgar sua marca no perfil dele
  • Cobre os resultados após a campanha

Curtiu? Aproveite e siga a Publike no Instagram para mais dicas!

Receba dicas por e-mail!

Se inscreva para receber um aviso quando houve post novo aqui no blog.

Eu concordo em fornecer meus dados para MailChimp ( more information )

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


2 comentários

Midia kit: o que é e qual a sua importância - Publike Comunicação · às 4:43 PM

[…] no blog já fiz um post bem completo sobre o que é o Marketing de Influência, dando início aos trabalhos desta semana especial de conteúdo. Serão 14 dias diretos de dicas e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *