O Marketing de Conteúdo veio para ficar. Hoje não basta vender, você precisa educar seu consumidor e o seu conteúdo é que irá fazer isto.

Por isto hoje quero dar 6 dicas infalíveis de marketing de conteúdo para você entender de vez a importância dele para sua empresa afinal: você precisa VENDER BENEFÍCIOS e não vender produtos.

6 DICAS INFALÍVEIS DE MARKETING DE CONTEÚDO

Lembrando que as dicas de marketing de conteúdo são úteis tanto para redes sociais como também para sites e blogs e eu nem preciso te lembrar a importância de ter um blog, né? Confere neste post aqui.

 

1. Tenha uma voz com a qual seus consumidores se identificam

Primeiramente, fale a mesma voz que seu consumidor! Não adianta você usar uma linguagem diferente de seu público alvo, você precisa falar com seus clientes, use a linguagem deles!

Seja na rede social ou blog, seu público é mais formal? Evite gírias. Seu público é mais descolado ou jovial? Abuse de emojis e memes. Enfim, saiba como se comunicar com seu público alvo, por isto você deve conhecê-lo bem.

Além de saber qual linguagem usar, você precisa saber onde estar para se comunicar com seu cliente e nós já falamos aqui no blog sobre qual a rede social ideal para sua empresa.

marketing de conteúdo

2. Use notícias para informar e agregue novidades

Os consumidores seguem sua empresa não apenas para saber dos seus produtos e serviços mas também para se informar sobre seu segmento, ficar por dentro das novidades e sua empresa precisa estar atualizada sempre.

Lembre-se: REDE SOCIAL NÃO É OUTDOOR por isto, antes de pensar em trazer sua empresa pra rede social pensando apenas em fazer propaganda e encher a timeline dos seguidores de comercial, PENSE BEM.

A rede é SOCIAL, ou seja: você precisa INTERAGIR, responder dúvidas, gerar conteúdo que agregue valor ao cliente e mostrar o lado humano de sua empresa porque PESSOAS gostam de negociar e falar com PESSOAS.

E o mesmo serve para o blog de sua empresa. Aproveite o blog para compartilhar assuntos mais completos tais como tutoriais, dicas relacionadas ao seu segmento, inspirações, etc. Exemplo: a Publike é responsável pela produção de conteúdo do blog do Estúdio Aline Domingos. E lá, produzimos conteúdos que agreguem valor ao seu público alvo: artesãs.

marketing de conteúdo dicas

3. Não publique, engaje seu público!

Aquela informação de que você deve postar qualquer coisa para apenas deixar seu perfil atualizado já era! Você precisa ENGAJAR seu público, envolvê-lo na publicação para torná-la mais relevante.

E isto vale tanto para rede social como também para blog, ok?! Não adianta apenas postar e não interagir ou pior: postar e não ter público para ler!

Publique assuntos de interesse de seu público, informações importantes, faça perguntas, estimule eles a interagir com você. Finalize seus posts com o chamado CTA (Call To Action) ou seja: chamada para ação! O leitor precisa de uma “ordem” para executar algo, caso contrário, ele não irá interagir.

Diga para seu leitor o que você quer que ele faça: comente, siga, acesse, assista. Finalize sempre com uma chamada para ação como, por exemplo: “conhece alguém que irá gostar deste assunto? Marque ele aqui nos comentários” ou “acesse agora o blog para ler o conteúdo completo”.

 

4. Qualidade é tão importante quanto quantidade

No item #3 falamos que não adianta postar algo apenas por postar, mas você também não pode deixar sua rede social ou seu blog às moscas!

Faça um planejamento de suas postagens, veja o que mais seus seguidores gostam em sua rede social e publique mais este tipo de post! Isto é uma regra básica de marketing de conteúdo.

Diminua a quantidade de postagens e se preocupe em postar algo de qualidade e quando dizemos isto nos referimos ao texto escolhido, a imagem, as # utilizadas, o horário… tudo influencia para um post fazer sucesso!

 

5. Recicle seus melhores conteúdos

Um conteúdo fez sucesso? Recicle ele! Reformule o texto, escolha outra imagem, transforme em vídeo, etc. Um mesmo conteúdo pode ser aproveitado de diversas formas e em diversos canais!

Fez um post completo no blog sobre determinado assunto e ele bombou? Divida este assunto em vários posts na rede social ou transforme em um vídeo para o You Tube.

Assim você otimiza seu tempo e produz apenas conteúdo de qualidade e que é de interesse do público.

Como, por exemplo: o conteúdo deste post sobre marketing de conteúdo está dividido em vários posts no Facebook e Instagram da Publike. Afinal, o público que acessa nosso blog necessariamente não é o mesmo que nos segue nas redes sociais.

 

6. Use conteúdo para converter fãs em clientes

Já falamos aqui no blog sobre ser Autoridade na Internet e como ela te ajuda a conquistar clientes e compartilhar conteúdo de qualidade é uma das maneiras de se tornar autoridade em seu assunto e ser relevante para seu consumidor.

marketing de conteúdo dicas

Conquistando fãs e, quem sabe, embaixadores da sua marca, o caminho para transformá-lo em cliente é muito mais certeiro. Afinal, você já tem a atenção dele, já conquistou sua confiança, já mostrou a ele que você sabe de suas dores e necessidades, agora só basta guiá-lo para fechar a compra.

Mas, para comprar, eles precisam confiar, por isto é importante gerar conteúdo e educá-lo. Todo seu conhecimento sobre o assunto tratado, a transparência que você passar para seus leitores e também a interação que houver nas suas páginas vai aumentar E MUITO as chances de seu fã se tornar cliente e ainda divulgar sua marca espontaneamente para os amigos.

 

Viu só como é importante se preocupar com o conteúdo que você entrega para seu leitor / consumidor? E se você se interessou pelo nosso serviço de produção de conteúdo entre em contato com a gente, vamos conversar!


1 comentário

Evolução do marketing: por que você precisa saber disto? - Publike Comunicação · às 7:52 PM

[…] O Marketing 4.0 muda pouco após o 3.0 mas aqui o foco é 100% internet e gerar conteúdo de valor para o usuário. Seu objetivo é gerar valor ao consumidor atraindo ele com marketing de conteúdo. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *