Apesar do blog ser de extrema importância para sua empresa, eu preciso dizer que a rede social também é. Então, por que investir em rede social?

Eu não vou ficar aqui falando tudo sobre as redes sociais, quando surgiram e como elas são ESSENCIAIS para sua empresa hoje em dia. Eu sempre reforço para meus clientes a importância dela na divulgação da empresa. Mas, ao mesmo tempo, elas sozinhas não operam milagre, principalmente quando você opta por utilizar apenas uma.

 

6 MOTIVOS PARA INVESTIR EM REDE SOCIAL

 

 

1. Traz conhecimento

Traz conhecimento tanto para quem compartilha quanto para quem segue a página. Afinal, para criar conteúdo para sua rede social você precisa realizar pesquisas e se aprofundar no assunto antes de divulgá-lo.

É neste momento que sua autoridade na internet reforça seu conhecimento e faz sua imagem ficar melhor perante seus clientes.

 

2. Investimento no público certo

Não adianta você querer estar no Facebook se seu público alvo usa mais o Instagram. Por mais que você pense “o importante é atingir o maior número de pessoas”, neste caso será muito tempo investido para pouco retorno. Afinal, você estará falando para quem não quer ouvir.

Aqui no blog já falei sobre qual a rede social ideal para sua empresa, mas isto não significa que você não possa explorar e aproveitar as outras.

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3. Embaixadores da marca

A rede social facilita ainda mais a divulgação espontânea da sua marca porque hoje em dia qualquer pessoa pode se tornar uma embaixadora de sua marca.

Veja só: qualquer pessoa que visita seu comércio ou utiliza um produto seu pode tirar uma foto e postar, falando bem ou mal. E além de marcar sua empresa na foto, ela pode também utilizar # com seu nome.

Isto se torna uma propaganda gratuita para sua empresa e você pode até compartilhar esta postagem em sua rede para servir de testemunho sobre seu produto/serviço. Desse modo, a opinião espontânea e sincera vale muito mais que qualquer propaganda paga.

 

4. Humaniza a marca

Levar sua empresa para a rede social humaniza sua marca, pois aproxima ela do seu cliente/seguidor. Por isto lembre-se: pessoas gostam de falar com pessoas, não com empresas.

Sua linguagem na rede social deve ser a mais próxima possível de seu público alvo e também demonstrar que você está aberto para perguntas, dúvidas e comentários.

Não preciso nem dizer, né? É EXTREMAMENTE importante e obrigatório responder comentários e mensagens, seja positivo ou negativo.

 

5. De olho na concorrência

A rede social é um ótimo lugar para analisar e acompanhar o desenvolvimento da concorrência. Ver como seu concorrente se comporta, como ele se comunica e principalmente o que você pode fazer diferente (e de melhor) que ele.

 

6. Maior chance de conversão

A última dica sobre investir em rede social é que colocar sua empresa na rede social aumenta sua chance de conversão! Mesmo que você não faça anúncio nas redes, estar presente e ser lembrado já ajuda suas chances de aumentar as vendas.

Você pode aproveitar e realizar promoções para aumentar o engajamento e, com isto, mais pessoas te conhecerem. Como, por exemplo, marcar um amigo na postagem e os 2 ganharem desconto na próxima compra.

Utilizar as técnicas de marketing de conteúdo ajudam e muito a atingir maior número de seguidores e possíveis clientes.

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DICAS FINAIS

Mas, antes de investir em rede social, quero dar algumas dicas finais:

  • Rede social não é outdoor: você precisa INTERAGIR, responder dúvidas, gerar conteúdo que agregue valor ao cliente e mostrar o lado humano de sua empresa porque PESSOAS gostam de negociar e falar com PESSOAS.
  • Cronograma de postagens: o cronograma é importante para você conseguir seguir uma linha de raciocínio e não sair “despejando” conteúdo por aí. As postagens precisam conversar entre si, ter lógica e entregar ao cliente o que ele precisa, sem ficar confuso. Planejamento é tudo!
  • Opinião pessoal X profissional: antes de responder clientes ou seguidores com o nome de sua empresa, pense bem, escolha as palavras corretas e responda com educação. Algum seguidor foi grosseiro com você? Não leve pro lado pessoal, lembre-se que ele reclamou para a EMPRESA e não para a PESSOA por trás da empresa. Pense sempre em como solucionar o problema do cliente e não em piorá-lo.
  • Vida útil dos posts: cada rede social possui seu tempo de vida útil do post podendo, assim, ser reciclado e postado novamente. FACEBOOK: 5H | INSTAGRAM: 21H | TWITTER: 18 MIN | YOU TUBE: 20 DIAS.

 

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