Aos poucos as empresas estão percebendo que já não basta mais apenas postar no feed do Instagram. O Instagram já disponibiliza outras formas de divulgação e a que mais está ganhando destaque é o story. Mas afinal: o que publicar no feed ou story?

Antes de entrar de vez na questão, eu queria destacar aqui que o Instagram já oferece outras formas de divulgação (como falei acima). Além do feed ou story, há o IGTV que aos pouquinhos está crescendo entre os seguidores, os vídeos ao vivo que aumentam E MUITO seu alcance já que eles ficam em destaque, os anúncios e a loja virtual.

Sempre destaco para meus clientes que a agência tem um limite de criação, tem conteúdos que precisam ser feitos pelo próprio cliente para justamente aproximar do seguidor e não devem ser terceirizados. Os stories e vídeos ao vivo são 2 exemplos disto. Mas, para aprofundar mais, vou separar o conteúdo em 2 tópicos e explicar melhor sobre que conteúdos publicar no feed ou story.

 

CONTEÚDOS PARA FEED OU STORY

FEED

O feed do Instagram é a sua vitrine e eu não canso de dizer como a sua vitrine deve estar agradável, harmoniosa e profissional. Até já falei aqui no blog algumas dicas de Instagram para empresas. Por isto no feed além de ter um conteúdo relevante você precisa ter conteúdo AGRADÁVEL AOS OLHOS.

Sim, as fotos precisam estar bonitas já que elas irão passar a imagem da empresa para o cliente. No feed também você pode trazer mais informações sobre os produtos ou sobre sua empresa.

Pense que o seguidor / cliente tomou a iniciativa de entrar no seu perfil e conhecer sua empresa. Então ali você precisa ter todas as informações que ele procura. É legal também falar sobre você, o porquê de sua empresa, qual seu diferencial, etc. Contar HISTÓRIAS no feed também vale, viu?! Mostre seu valor.

Outra característica do feed é servir de inspiração para as pessoas, já que seu seguidor vai estar rolando a timeline e pode encontrar você.

Que inspirações você está passando para seus clientes? Que problemas você está resolvendo? Mostre isto no seu feed.

Uma característica muito importante no ponto de vista das métricas é que o feed permite o “salvamento” e “compartilhamento” de post. Veja mais no post onde falo sobre engajamento no Instagram. Estas duas métricas são importantíssimas para avaliar seu desempenho na rede social.

STORY

A origem do story é justamente contar uma história, mas as empresas aproveitaram este novo canal para apenas repostar posts do feed. Eu sinceramente não sou muito à favor disto e particularmente prefiro que a própria empresa faça seus stories. Mas, quando digo “fazer seus stories” é do modo “raiz”: pegar o celular, gravar e postar. Simples assim: sem edição, sem cortes, sem posts prontos. Mas claro, sabemos que nem sempre isto é possível.

A grande diferença do story para o feed é que ele dura 24h mas você pode salvá-lo nos “destaques”. É legal utilizar ele para compartilhar informações com prazo de validade, por exemplo. Mas, a característica mais importante do story é que ele gera CONEXÃO com os seguidores.

Crie conexão mostrando seu dia, pedindo a opinião dos seguidores e mostrando como eles são importantes neste momento.

Digo por experiência própria: seja na minha página ou dos clientes, a conexão e interação é maior nos stories. Acredito que justamente porque ali é como se fosse um “por trás das câmeras”, algo que nem todo mundo vê. É como se a empresa levasse o cliente para dentro dela, mostrando sua vulnerabilidade e realidade.

É nos stories que o seguidor vai se relacionar com você, deixar você saber o que ele prefere e também quais suas dores e desejos. Além disto, sabe por que eu acredito que a interação seja tão boa nos stories? Porque é algo privado, onde só a empresa vai ver a reação ou resposta do seguidor.

Sabemos que muitas vezes as pessoas estão online durante seu horário de trabalho e, com isto, evitam comentar ou curtir algo neste período. Mas, o story possibilidade que ela faça algum comentário sem alguém saber.

E por último mas não menos importante é a interação que o story permite com os GIFs, perguntas, enquetes, etc. É sério!! Use estas interações para ter retorno de seus clientes e saber o que eles querem ou gostam.

 

MAS QUANTAS VEZES POSTAR EM CADA?

Já não existe mais uma regra, TUDO É TESTE. Porém, ainda assim, é indicado compartilhar pelo menos 1 story por dia. Mas claro: se você realmente tiver o que compartilhar! Nada de ficar apenas “enchendo linguiça”, ok?!

Com o tempo eu diminuí o número de posts no feed dos meus clientes e aumentei a quantidade de stories e acredito que estamos tendo um bom resultado. Faça testes, tudo depende de seu segmento e audiência.

Mas, a dica é: planeje seu conteúdo até mesmo os stories. Como eles são “histórias”, devem ter uma sequência lógica.

 

COMPARAÇÃO ENTRE FEED E STORY

Agora vou mostrar de uma forma bem mais fácil a diferença entre eles para ficar um pouco melhor de entender qual conteúdo publicar em cada um:

feed ou story

Espero que estas dicas te ajudem a compartilhar melhor seu conteúdo tanto no feed como no story! Siga a Publike nas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas: Instagram e Facebook.

 

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