Como já dizia Kotler:

MARKETING É TUDO. E TUDO É MARKETING.

Eu poderia ficar horar e horas falando sobre a importância do Marketing para seu negócio, de como ele anda lado a lado com as vendas e lucro de sua empresa. Mas, deixo isto para os profissionais mais capacitados. Hoje quero falar sobre a EVOLUÇÃO DO MARKETING e o porquê disto ser importante para você.

Tudo muda com o passar do tempo e a forma de vender algo também. Neste post basicamente falaremos sobre vendas pois não há como falar de Marketing sem citar a venda em si.

Antes de mais nada preciso dizer que qualquer lugar que você pesquisar e ler sobre Marketing terá o nome de Philip Kotler, ou como ele é carinhosamente chamado: o Pai do Marketing. Já dá para imaginar como o cara é fera no assunto, né?!

Kotler divide o Marketing em várias “eras” e até hoje (2019) podemos dizer que são 4 e vou falar resumidamente de cada um para você ver como a maneira de vender mudou.

EVOLUÇÃO DO MARKETING

MARKETING 1.0

Não se sabe exatamente quando se iniciou o Marketing 1.0 mas foi durante a Revolução Industrial. Seu objetivo era basicamente produzir produtos em grande escala e vender. Apenas isto. As empresas de automóveis, por exemplo, desenvolviam seus carros e colocavam à venda, produzindo-os da forma que acharam melhor custo x benefício.

marketing centrado no produto

O marketing é centrado no PRODUTO, onde sua estratégia deveria ser funcional apenas. O foco das empresas era a VENDA EM MASSA.

 

MARKETING 2.0

Na década de 70 o Marketing começa a mudar onde seu objetivo era satisfazer e rete o consumidor. O consumidor passa a comparar concorrentes e se tornar mais exigente na hora da compra.

marketing centrado no consumidor

O marketing é centrado no CONSUMIDOR e sua estratégia deveria ser funcional e emocional, afinal as pessoas compravam por algum motivo.

 

MARKETING 3.0

O século muda e com a chegada da internet muita coisa muda na Evolução do Marketing também. O aquecimento global começa a se tornar uma preocupação e as pessoas ficam mais conscientes mudando até seus hábitos de consumo.

marketing do bem

Neste momento o objetivo era fazer do mundo um lugar melhor já que além de comprar os produtos as pessoas se preocupavam em como eles iriam impactar no meio ambiente.

O marketing é centrado nos VALORES e sua estratégia deveria ser focada no funcional, emocional e espiritual. Surgiram então produtos sustentáveis, ações “do bem”, etc.

 

MARKETING 4.0

O Marketing 4.0 muda pouco após o 3.0 mas aqui o foco é 100% internet e gerar conteúdo de valor para o usuário. Seu objetivo é gerar valor ao consumidor atraindo ele com marketing de conteúdo.

marketing de conteúdo

Neste momento não é a empresa que corre atrás do cliente mas sim, deixa-o perceber que ela existe e esperar ele vir. Além de vender, a empresa se preocupa em encantar seus clientes, tornando-os fãs da marca.

O marketing é centrado nas CONEXÕES HUMANAS onde as redes sociais se tornam essenciais para isto. Até já falei aqui no blog algumas dicas bem importantes sobre rede social, se quiser dar uma olhada:

 

Abaixo você entenderá melhor a comparação entre todos eles:

evolução do marketing

MAS PRA QUÊ SABER SOBRE A EVOLUÇÃO DO MARKETING?

Conseguiu perceber a GRANDE diferença nesta Evolução do Marketing? E agora você me pergunta: por que preciso saber disto? Pelo simples fato da frase que abriu este post: MARKETING É TUDO E TUDO É MARKETING.

Por mais que você não seja da área de marketing ou que terceirize seu setor de Marketing você precisa sim estar por dentro da importância dele.

Principalmente para você perceber o quanto o Marketing 4.0 está aí sendo utilizado pelos seus concorrentes. Algumas empresas não percebem como o Marketing mudou e como apenas vender ou estar na rede social não é mais suficiente.

Gerar valor, compartilhar conhecimento, dar além do produto, são coisas essenciais hoje em dia e não diferenciais. As pessoas querem saber além do que você vende: elas querem saber o que VOCÊ SABE e o que você tem a agregar.

Neste momento ter um blog é essencial para compartilhar todo este conhecimento de forma completa, já que na rede social o conteúdo pode ser um pouco breve demais.

Algumas pessoas acreditam que o blog já está ultrapassado mas com toda certeza digo que não, já que ele é uma das formas mais baratas e fáceis de ser encontrado no Google. Já falei aqui sobre o case de uma cliente minha que apenas com o blog ficou entre os primeiros resultados na pesquisa de seu segmento, veja aqui.

Um dos motivos disto é que ela gerou conteúdos relevantes, completos e que ajudaram ela a se tornar uma autoridade no assunto, servindo de fonte de pesquisa. Aqui tem alguns outros posts sobre blog caso tenha interesse em ler:

OK, POR ONDE COMEÇAR?

Nunca é tarde para começar. Comece da onde você está e com o que você tem! O importante neste momento é parar para pensar na imagem da sua empresa, na parte “humana” dela. Pense sobre estas questões abaixo:

  • O que você está fazendo de diferente?
  • O que você está agregando à vida de seus clientes?
  • Qual solução você traz?
  • O que você resolve?
  • Por que o cliente não pode viver sem seu produto / serviço?
  • E principalmente: qual é a DOR / PROBLEMA que seu cliente tem e como resolver?

Comece resolvendo estas questões. Lembre-se que o cliente precisa perceber o seu VALOR e não o seu PREÇO. Se seu único argumento é “ser barato” em relação aos concorrentes está na hora de rever porque sua empresa existe, não seja escravo do preço.

O Marketing 4.0 veio para separar quem realmente se importa com o cliente de quem apenas visa a venda. Afinal, hoje não basta vender: você precisa pensar na pré e pós vendas já que a venda nunca acaba. Um cliente satisfeito pode se tornar um embaixador da marca e te gerar novos clientes.

Mas, um cliente insatisfeito pode fazer a mesma coisa só que ao contrário e afastar possíveis clientes. Com isto, é importante você conhecer muito bem sua audiência e o que ela precisa para que você possa resolver isto para ela.

Além disto, você precisa conhecer muito bem a SUA empresa e o seu posicionamento de marca perante os clientes e concorrentes. E sim: conhecer muito bem os seus concorrentes! Você precisa saber no que você É BOM e no que você NÃO É.

MATRIZ DE SWOT

Chamamos de MATRIZ DE SWOT esta análise sobre sua empresa e o meio que ela está inseria analisando:

Forças – Strengths (fatores positivos e internos)
Fraquezas – Weaknesses (fatores negativos e internos)
Oportunidades – Oportunities (fatores positivos e exertnos)
Ameaças – Threats (fatores negativos e externos).

Novamente eu poderia ficar aqui falando sobre tudo isto mas são assuntos muitos extensos que envolve um plano de comunicação.

Mas, basicamente você (e quem faz seu Marketing) precisa conhecer a sua empresa, seus clientes e seus concorrentes nos mínimos detalhes para que a sua divulgação seja eficaz. Viu como tudo isto está incluso na Evolução do Marketing?

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