Engajamento no Instagram: muito além de curtidas

Engajamento no Instagram: muito além de curtidas

Você já deve ter ouvido falar (e muito) sobre engajamento e esta palavra acabou se tornando banal. Mas não se engane: ele é MUITO importante para seu sucesso no Instagram. Além de explicar melhor o que é, eu também trouxe alguns exemplos de engajamento no Instagram para você esquecer de vez as curtidas.

MAS O QUE É ENGAJAMENTO?

Basicamente engajamento é a interação das pessoas com sua página na rede social. Ele é o termômetro de quanto seu conteúdo é relevante ou interessante para quem te segue. É uma métrica simples: quanto mais o pessoal interage com seu perfil, mais seu conteúdo se torna interessante e alcança um número maior de pessoas.

Ou seja: quanto mais engajado seu público está, o Instagram entende que seu conteúdo é bom e vai entregar para mais pessoas. Este trabalho orgânico (onde não há publicação paga) é um trabalho de formiguinha que leva tempo mas que, ao mesmo tempo, diferencia sua empresa dos outros e fideliza clientes.

Afinal, é o engajamento no instagram que irá criar vínculo de sua marca com seus seguidores e é isto que devemos buscar: relacionamento.

Já falei aqui no blog sobre objetivos na rede social e independente do seu objetivo é muito importante criar esta aproximação com o seguidor. Afinal, hoje o cliente não quer apenas comprar algo, ele quer saber de quem está comprando.

Isto tudo nos leva a evolução do Marketing, onde Kotler explica como o marketing mudou com o tempo e como hoje não basta mais vender produtos mas sim entregar sensações. Enfim, isto dá assunto para um post completo!

Ainda farei um post bem completo sobre a evolução do marketing aqui no blog, fique de olho!

Mas afinal, se não devo me preocupar com as curtidas, qual outra forma de engajamento no Instagram que as pessoas tem comigo? Há VÁRIAS formas de interação e algumas empresas nem se lembram de avaliar ou dar atenção à elas e por isto vou trazer alguns exemplos.

TIPOS DE ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM

1. Curtidas na foto

Ok, falei para esquecer as curtidas já que o Instagram escondeu elas de vez, né?! Mas tudo bem, ela não deixa de ser uma forma de engajamento. A quantidade de curtidas pode ser um termômetro para saber se aquele post agradou ou não seu público.

Mas lembre-se: muitas curtidas não é sinônimo de vendas. Elas não devem ser analisadas sozinhas mas junto com outras formas de engajamento.

2. Comentários

“Como é difícil receber comentários!”, você deve estar pensando. E realmente! O comentário é uma ação mais demorada e isto exige um pouco mais de interesse do seguidor além de simplesmente curtir a foto.

Para estimular o comentário você pode fazer perguntas, criar debates, etc. Quando criar seu conteúdo, pense em como instigar o pessoal a realizar esta ação. Posts divertidos, que o pessoal se identifica, tornam esta ação mais fácil, principalmente se você encoraja o pessoal a marcar algum amigo.

3. Salvamento

Este é um tipo de engajamento MUITO importante. Se você não sabe como salvar posts, eu mostrei aqui. As pessoas tendem a salvar um post que possui informação importante, tutorial, inspiração, enfim, algo que ela queira guardar para consultar sempre que precisar.

4. Compartilhar post

No Instagram a pessoa pode compartilhar o post do feed no seu próprio story ou por direct com alguém. E muitas pessoas preferem compartilhar por direct algo com seu amigo do que marcá-lo no post.

Ou então, a pessoa compartilha o post em seu próprio story e isto é uma forma de divulgação espontânea maravilhosa para sua marca! O único problema é que o Instagram não te avisa quando alguém faz isto, apenas se a pessoa lembrar de te mencionar no story.

5. Responder story

Os stories são extremamente importantes para criar um relacionamento com seu público. E cada resposta ao seu story é uma interação de seguidor. Então já sabe, né?! Faça stories com perguntas, enquetes, mostre os bastidores, fale com seu público! Faça stories que estimule as pessoas a respondê-los.

As pessoas se sentem mais à vontade respondendo ou falando no privado, principalmente quando estão em horário de trabalho.

6. Ações gerais no story

Saiba que qualquer ação que o seguidor realiza o Instagram está de olho! Se a pessoas segura a tela para ler o story, se ela clica para voltar e ver de novo ou se clica no link, todas estas ações são válidas para aumentar seu engajamento.

Por isto criar stories contando histórias (que é a lógica, né! Rsrs) podem te ajudar nisto como, por exemplo, criar mais de um story falando sobre algum assunto ou mostrando algo interessante.

7. Tempo na timeline

Você já parou pra pensar que até mesmo o tempo que o seguidor fica lendo um post ajuda no seu engajamento? O Instagram entende que aquele assunto é interessante e entrega conteúdo de valor. Por isto, esqueça aquela ideia de legenda breve. Se você tiver algo interessante para falar, FALE. Legendas longas irão te ajudar mas somente se for um assunto que realmente importa.

Ah e lembre-se de dar um ‘respiro’ na legenda entre cada parágrafo, esta dica eu dei neste post sobre como turbinar seu Instagram.

8. Seguimentos / visitas ao perfil

Se alguém começou a seguir você ou entrou no seu perfil após ver seu conteúdo isto também é considerado uma forma de engajamento (e muito valiosa). O fato da pessoa realizar uma destas 2 ações demonstra que ela realmente se interessa em saber mais de você.

9. Cliques no site

Se você tem um site ou loja virtual este item é muito importante! Mas fique tranquilo se este número não estiver muito alto pois é bemmm difícil fazer a pessoa sair do instagram e ir para um site externo. São vários fatores que podem impedir ela de acessar seu site, até mesmo se ela estiver na rua utilizando o 3g, por exemplo. Mas se mesmo assim ela acessar, comemore! Pois este fato é muito importante.

Dica: fique de olho nos posts que fazem as pessoas irem para seu site e faça mais isto!

10. Ligações e ‘como chegar’

Raras vezes as pessoas clicam nestes botões mas quando clicam também geram um ótimo engajamento! Afinal, ela está dando o próximo passo querendo falar com você.

A maioria destes itens de engajamento no Instagram você encontra nas métricas dentro da própria rede social, mas para isto você precisa transformar seu perfil em conta comercial.

DICAS PARA AUMENTAR SEU ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM

Claro que não existe uma receita de bolo, independente das dicas o resultado pode variar, o importante é fazer testes e analisar as métricas.

1. Use CTA’s

A famosa “call to action” (chamada para ação). Procure sempre utilizá-las ao final de sua legenda. Um bom estudo sobre CTA’s, produção de conteúdo e gatilhos mentais irá te ajudar nesta questão.

2. Faça perguntas

Eu já falei isto lá em cima no item “comentários” mas realmente fazer perguntas e gerar debates estimula seu público a comentar e isto aumenta seu engajamento.

3. Use stories

Nem preciso falar mais nada, né?! O ideal é todo dia fazer algum story para seu perfil ficar sempre na frente, mas cuide com o excesso. Muitos stories podem cansar e fazer as pessoas deixarem de te seguir.

4. Foque na dor x desejo

Saber o que seu público precisa e como você pode resolver este problema é essencial. Mas, para isto você precisa conhecer bem seu público. Pense: você precisa compartilhar conteúdo que seu público quer ver, não o que você quer divulgar. Entendeu a diferença?!

5. Use # (mas poucas!)

As # já tornaram uma forma de spam. Não pense que quanto mais utilizar, mais você aparece. E principalmente: não utilize sempre as mesmas. Utilize poucas # e para cada post pense bem quais delas definem melhor o conteúdo.

6. Utilize localização

Pode parecer besteira, mas é sempre bom lembrar já que algumas pessoas esquecem de marcar a cidade ou região.

7. Bio organizada

A biografia é seu cartão de visita e a pessoa só ficará na sua página se a bio agradar. Já dei mais dicas sobre biografia do Instagram aqui.

8. Destaques

Use e abuse dos destaques! Os destaques servem para salvar stories e é muito interessante manter alguns básicos como informações sobre a empresa, produtos, clientes, etc. Pense nos destaques como aquele menu superior de um site, sabe?! Quais itens são essenciais no menu do site para a pessoa saber quem você é?!

9. Faça vídeos

Vídeos dão um pouco mais de trabalho mas não se preocupe em fazer algo profissional, o importante é seu conteúdo. Faça vídeos de até 1 minuto para o feed do Instagram, dê dicas, transforme seus conteúdos mais antigos em vídeos.

10. Mencione marcas / perfis

Mencionar algum parceiro, conhecido ou cliente irá te ajudar a melhorar o engajamento no instagram. Mencione marcas parceiras, clientes que usaram seu produto, etc.

11. Conte histórias

Seja no story ou no feed, conte histórias. Faça um conteúdo mais completo, entregue valor! Conte história de sua empresa, de algum funcionário, do porquê de ter criado tal produto, etc. Deixe as pessoas conhecerem mais de você e de sua empresa. E não pense apenas como empresa, deixe as pessoas saberem quem é a pessoa por trás da marca.

12. Posicionamento de marca

Seu instagram deve seguir seu posicionamento de marca, toda sua comunicação deve falar a mesma língua. E um feed harmônico traz profissionalismo e interesse por parte dos seguidores.

Vai dizer: um feed sem padrão, sem cores definidas, com posts aleatórios e sem uma identidade se torna bagunçado e incômodo, não é?! Um feed harmônico é agradável aos olhos, transmitindo uma sensação de “casa organizada”.

CONCLUINDO…

Então, já deu para entender a importância do engajamento no instagram e também como melhorá-lo, né?! Mas claro, como falei, seus resultados dependem de vários fatores e para conseguir estes resultados é preciso muita dedicação, empenho e conhecimento.

Comece a colocar estas dicas em prática hoje mesmo! Dê a atenção que seu instagram merece e se precisar de uma ajudinha conte comigo!

Além de gerenciamento de rede social eu ofereço consultoria para quem quer tomar conta de seu próprio perfil mas ainda se sente inseguro. Entre em contato: 48 98826-0696.


Leia também: 6 erros que você está cometendo no reels do Instagram 8 dicas para VENDER MAIS no DIA DAS MÃES em 2024


Artigos mais lidos

6 erros que você está cometendo no reels do Instagram

6 erros que você está cometendo no reels do Instagram

Criar conteúdo para a rede social é essencial hoje em dia para qualquer negócio e vídeos já se tornaram obrigatórios em um perfil. Porém, não…

LER ARTIGO
8 dicas para VENDER MAIS no DIA DAS MÃES em 2024

8 dicas para VENDER MAIS no DIA DAS MÃES em 2024

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio, sendo uma excelente oportunidade para aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento…

LER ARTIGO
Instagram para empresas: 9 dicas

Instagram para empresas: 9 dicas

Obviamente você sabe o que é o Instagram. E obviamente você já tem, mesmo sem saber como usá-lo ou pior: sem usar ele nos seus…

LER ARTIGO
Feed ou story: o que publicar em cada um?

Feed ou story: o que publicar em cada um?

Aos poucos as empresas estão percebendo que já não basta mais apenas postar no feed do Instagram. O Instagram já disponibiliza outras formas de divulgação…

LER ARTIGO
Evolução do marketing: por que você precisa saber disto?

Evolução do marketing: por que você precisa saber disto?

Como já dizia Kotler: MARKETING É TUDO. E TUDO É MARKETING. Eu poderia ficar horar e horas falando sobre a importância do Marketing para seu…

LER ARTIGO
Trabalhar em casa: 6 dicas para ser produtivo no home office

Trabalhar em casa: 6 dicas para ser produtivo no home office

Não é de hoje que empresas optam por oferecer aos seus funcionários a opção de trabalhar home office reduzindo gastos e, muitas vezes, aumentando a…

LER ARTIGO