E 2018 está chegando ao fim, mas não se engane: não é hora de relaxar! Mesmo que o ano esteja acabando e as férias chegando, sua divulgação deve continuar firme e forte! E para te ajudar eu trouxe uma dica: 4 ações de Marketing para investir hoje mesmo! Não espere até o ano que vem 😉

Na verdade há várias coisas que você pode fazer para melhorar a divulgação de sua empresa. Mas hoje eu quis focar em apenas 4 que são importantes e, às vezes, esquecidas ou desconhecidas de algumas pessoas.

 

4 AÇÕES DE MARKETING PARA FAZER HOJE

 

1. Facebook Ads

acoes de marketing facebook

Por mais que a gente bata na tecla de que rede social é um ambiente para gerar relacionamento com o cliente e não venda, é possível sim conciliar os dois. O Facebook Ads é a publicidade realizada dentro do Facebook (pode ser no Instagram também).

Há quem pense que ter uma página na rede social já basta, mas hoje em dia as publicações estão atingindo cada vez menos pessoas então há necessidade de investir em anúncios sim.

Para não ter mais dúvidas, a rede social é considerada um meio de comunicação como televisão ou rádio, porém muito mais acessível e barato de fazer alguma divulgação.

Ou seja: precisa haver um certo investimento nela sim, não basta fazer publicações de forma orgânica. E o legal do Facebook Ads é que você consegue focar exatamente no público que precisa, qual o período de divulgação e qual o investimento.

Você pode investir, por exemplo, R$2 em cada anúncio, este pequeno investimento já te ajuda a atingir um maior número de pessoas.

 

2. Inbound Marketing

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Ainda iremos fazer um post falando apenas de Inbound Marketing. Mas, para resumir, ele nada mais é que qualquer ação de marketing feita para ATRAIR A ATENÇÃO do consumidor e não correr atrás dela.

Também pode ser chamado de “marketing de atração” e possui 3 pilares de extrema importância: SEO, produção de conteúdo e estratégia em redes sociais. Nesta nova forma de marketing é o cliente que busca a empresa e não o contrário.

O Inbound Marketing possui 5 fases: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. A melhor forma de atrair a atenção do consumidor é dar algo a ele. É aí que entra a produção de conteúdo, seja através de blogs, sites ou redes sociais. Produzindo conteúdo relevante para seu cliente você se torna uma autoridade na internet e ele começa a confiar em você.

Desta forma, ele será atraído pelo seu conteúdo e consequentemente pelo que você vende. Neste momento a chance dele se cadastrar em sua loja ou para receber mais informações sobre sua empresa se torna muito grande!

Após o cadastro efetuado, você precisa continuar se relacionando com o cliente, compartilhando ofertas, dicas e conteúdo de valor. Se tudo der certo até aqui, o cliente fecha alguma venda! Ou porque realmente queria muito um produto ou porque viu um e-mail ou divulgação sua.

Após a venda realizada, é preciso analisar os resultados, ver o que deu certo na divulgação e melhorar o que não deu.

O Inbound Marketing nos dias de hoje é essencial para sua marca.

 

3. Blog corporativo

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E não tem como falar de Inbound Marketing sem falar do nosso queridinho blog corporativo! Ele é, sem dúvida, uma das ações de Marketing essenciais para sua empresa na internet.

Não há lugar melhor (e barato!) para produzir conteúdo do que um blog! Sem contar que ele te ajuda a aparecer no Google sem precisar pagar nada por isto. Utilizando algumas dicas de marketing de conteúdo seus posts no blog ficarão ainda melhores.

Mas o principal: não deixe para amanhã o blog que você pode criar HOJE. Crie um blog, faça uma pauta de conteúdos que gostaria de abortar e o mais importante: utilize ele para GERAR VALOR aos seus clientes e não apenas venda de produtos.

Entenda que seus clientes possuem dúvidas antes de decidir por comprar algum produto e se você der estas respostas à eles vai garantir credibilidade e ter maiores chances de venda.

4. Micro-influenciadores

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Micro-influenciadores: onde vivem? Quem são? Do que se alimentam? Precisamos falar sobre eles! Os micro-influenciadores são blogueiros, youtubers e instagramers que possuem uma base menor de seguidores porém engajam mais.

E por que escolher os menores e não os grandes influenciadores? Porque mais vale divulgar para menos pessoas porém do nicho certo do que investir em divulgar para mais pessoas que não sejam o foco do seu negócio.

De acordo como site Meio & Mensagem, olha só alguns números descobertos:

  • criadores de conteúdo que possuem de 400 a 500 seguidores geram engajamento de 7,8%.
  • os que possuem de 900 a 1.100 seguidores geram engajamento de 3,4%.
  • e assim por diante até chegar ao nível dos grandes influenciadores, que tem entre 900 mil e 1,1 milhão e somente 1,8% da base engajada.

Assim, vale a pena pesquisar e encontrar micro-influenciadores de seu segmento e entrar em contato para fechar alguma parceria. Além disto, comparado com outras formas de divulgação, trabalhar com algum influenciador digital se torna mais barato e eficiente já que divulgação em formato de testemunho traz mais credibilidade.

Claro, tem alguns fatores que são importantes levar em conta antes de fechar alguma parceria. Há influenciadores que realizam um trabalho sério, testam o produto e realmente dão sua opinião. Em alguns casos, o influenciador pode não aprovar o produto testado e, com isto, entrar em contato com a empresa para dar este feedback.

Nunca aceite parceria com influenciadores que elogiam o produto antes mesmo de testar ou pior: que não aprovam o produto e mesmo assim divulgam falando bem apenas para não perder a parceria. Influenciadores assim, com o tempo, podem trazer uma imagem negativa para sua marca.

Agora que você sabe destas 4 ações de Marketing para ajudar na divulgação de sua empresa, corre pois ainda dá tempo de investir em sua marca ainda este ano!